domingo, 9 de agosto de 2009

O Mundo de Sofia


Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de HildeKnag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente. 


Ao retornar da escola, Sofia abre a caixa de correspondência e se depara com envelopes,folhetos de propaganda e uma pequena carta endereçada a ela. Entrando em casa, ela abre o envelope curiosa, mas ali só consta uma pergunta: Quem é você?

A questão fica ecoando em sua cabeça, trazendo fatos familiares, descontentamento com o aspecto físico... até ela encontrar um segundo envelope que lhe pergunta: De onde vem o mundo?

Depois de pensar um pouco sobre o fato de existir, Sofia não pôde deixar de pensar também que um dia desapareceria.

E o terceiro bilhete, dirigida a alguém chamada Hilde com a assinatura carinhosa de quem se identifica como Papai indicava que aquelas perguntas eram um presente para ajuda-la a crescer como gente, e que ele encaminhava a Sofia por ser a forma mais fácil encontrada por ele. Embora Sofia não conheça a menina em questão.

Dizem que para tudo tem a sua hora, no meu caso, isso incluí alguns livros. Quando li os primeiros capítulos do chamado Romance da história da filosofia, achei a história de Jostein Gaarder um pé no saco, fechando-a e devolvendo a biblioteca, tentando não pensar naquela leitura inacabada. 

Pela primeira vez em sua vida ela pensava que era praticamente impossível viver num mundo sem ao menos perguntar de onde ele vinha.

Passado alguns anos, resolvi enfrenta-lo. Mas desta vez O mundo de Sofia tinha novas cores e foi com curiosidade e alegria que folheei cada página e me aproximei de Sócrates, Aristóteles, Kant, Marx, entre outros. 

De forma simples, mas nem por isso fácil, Sofia e os leitores são defrontados com as perguntas mais antigas das humanidades, e o que os grandes filósofos acharam disso. Como a menina adolescente, muitas vezes é necessário reler os textos ou olhar pela janela para pensar e ouvir a resposta que vem da própria alma (mesmo que ela seja um "não sei”). 

Um mito é a história de deuses e tem por objetivo explicar por que a vida é assim como é.

Indo do início do mundo, ao identificar o primeiro capítulo como O Jardim do Éden, passando por referências literárias, como A Cartola, , passando por mitos, destino, idade média até chegarmos ao nosso próprio tempo.

E assim acabamos refletindo junto com Sofia sobre o passado, presente e futuro da humanidade e sobre si, já que elas estão intrinsecamente ligadas.

Os cínicos diziam que a verdadeira felicidade não depende de fatores externos como o luxo, o poder político e a boa saúde. Para eles, a verdadeira felicidade consistia em se libertar dessas coisas casuais e efêmeras.

Naturalmente Sofia é muito mais esperta que os seus leitores, mas por isso mesmo ela se torna a grande porta de entrada para desbravar o mundo dos pensadores. O importante é relaxar e depois das quinhentas e poucas páginas, selecionar os seus ídolos e criar novas teorias. Afinal... somos apenas poeira em um universo que se contrai e se distende.

O Mundo de Sofia - Romance da História da Filosofia
Sofias verden
Jostein Gaarder
Tradução: João Azenha Jr.
Companhia das Letras
1991 - 555 páginas

7 comentários:

  1. Há um pouco de preconceito em volta desse livro. Talvez seja o caso de, como tu, dar-lhe uma chance de leitura. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Eu também relutei um pouco. Mas logo em seguida, resolvi encara-lo. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. O livro é bastante interessante, quem gosta de filosofia vai se interessar muito pela história, o livro é muito prazeroso, excelente indicação de livro, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu já li este livro é maravilhoso, e se você gostar de filosofia tem que ler 🙂

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que me identifiquei um pouco com Sofia. Não sei se seria um livro bom para o momento, pois é um livro extenso e talvez um pouco confuso para alguém que esta criando o hábito de leitura agora. Mas já anotei ele na minha listinha.

    ResponderExcluir
  6. Só o post já me deixou reflexiva, imagina se eu fosse ler o livro. Fiquei mega interessada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Esse é um dos livros que está na minha lista de leituras que pretendo realizar ainda, porque tenho certeza que irei me encantar e amar cada linha. Os questionamentos e as filosofias presentes são, sem dúvida, são muito importantes. Adorei saber sua opinião e experiência com a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir