terça-feira, 2 de novembro de 2021

Forward



Sinopse: Para alguns, a tecnologia é o prenúncio do fim do mundo. Para outros, é apenas o começo de uma nova era. Renomado escritor de ficção científica, autor dos best-sellers Matéria escura e Recursão, Blake Crouch convidou grandes nomes da literatura contemporânea para traçar histórias audaciosas que mergulham nos desdobramentos que os avanços tecnológicos acarretam à humanidade. De potência criativa memorável, os contos desta coletânea se pautam em temas diversos, como inteligência artificial, colonização de outros planetas, engenharia genética e programação, para nos fazer encarar o que há de mais brutal e profundamente humano em nós e em nossa sociedade. Imersos em tamanhos medos, paixões, sonhos e ambições, vem à tona a complexidade de se estabelecer limites e de realizar escolhas diante da busca pelo futuro que desejamos.

Em setembro/21 recebi pela minha assinatura da Intrínsecos a coletânea de contos Forward, composta de seis histórias de diferentes escritores. Por ser mês de aniversário do clube, vieram de mimo o livro de não-ficção Antropoceno do escritor John Green e duas cartelas de adesivos.

Logo na abertura Blake Crouch conta para o leitor que durante um passeio pelas Montanhas Rochosas ele e sua companheira começaram a debater sobre tecnologias e algumas perguntas começaram a surgir, como se alguém é capaz de prever aonde cada descoberta irá levar? Se as incertezas devem interromper os impulsos de avançar? E qual é a sensação de mudar o mundo?


Quando eu finalmente consegui extraí-la do jogo, ela se tornou um algoritmo capaz de autoevoluir, capaz de aprendizado de máquina caixa-preta.


As perguntas o levaram a escrever um conto e a propor a outros cinco escritores que também dessem a sua visão sobre estas questões. E assim nasceu Forward e as diferentes visões que falam tanto de tecnologia quanto de humanidade.


Summer Frost

E é justamente o conto originado pelas perguntas que abre o livro. Escrito por Blake Crouch, no conto uma desenvolvedora e vice-presidente de uma empresa de tecnologia durante a elaboração de um jogo cria uma inteligência artificial superior. E o que era para ser uma coadjuvante de uma história bastante violenta, vira o projeto da vida de Riley e uma presença no mundo real.


Porque às vezes a vida é tão rica e complicada e surpreendente que nos tira a respiração.


O conto de 80 páginas é dividido em capítulos e tem sua narrativa em primeira pessoa, nos tornando próximos de todas as questões e percepções de Riley, que aos poucos vai colocando tudo o que a cerca em segundo plano para alimentar a inteligência de Max, como ela chama a sua criação.

O curioso neste ponto é que pouco depois de finaliza-lo eu acabei assistindo com a minha filha no Netflix A animação A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas e achei que as duas histórias se conectam muito em relação aos temas abordados. O filme é muito bom, eu recomendo.


Pele de Emergência

A autora de ficção especulativa e fantasia N.K. Jemisin é quem escreve o segundo conto do livro. Aqui os escolhidos foram embora do Planeta Terra acreditando que ela havia chegado ao fim. Mas de tempos em tempos uma espécie de soldado é enviado ao antigo lar para buscar a reposição de células importantes.


O planeta já estava em colapso ambiental completo, em todos os biomas, quando nosso povo fugiu de lá.


E é justamente a visão de um deles que se acompanha no conto, onde com surpresa a pessoa descobre que os que se julgavam especiais na verdade eram os sanguessugas do planeta, e sem eles a Terra se recuperou e criou uma sociedade muito mais equilibrada e igualitária, mexendo com tudo o que ele tinha como verdadeiro.

Este conto é o mais político e aborda assuntos como meio-ambiente, diferenças de classes e gênero, machismo e racismo que levaram ao apocalipse social, e como ao se livrar de todos o planeta voltou a se desenvolver de forma sustentável.


Arca

A autora de Divergentes Veronica Roth nos leva em um planeta Terra em evacuação com a chegada do asteroide Finis, cuja colisão será catastrófica.

São poucos os que restam, eles são cientistas que foram escolhidos por não terem nenhuma família para catalogarem os últimos tipos de flora antes de embarcarem em uma nave.


Não seria então nosso dever desfrutar tudo que as plantas da Terra têm a nos oferecer enquanto for possível?


E é através de Samanta que acompanhamos suas lembranças do passado, as escolhas do que levar na bagagem de seus companheiros e a difícil decisão de deixar o lugar onde as pessoas que se ama estão enterradas, mostrando como nem a morte consegue cortar este vínculo.


Você chegou ao seu destino

Quem assina este conto é o mestre em língua inglesa e escritor Amor Towles que nos apresenta Sam, um homem que está indo até uma moderna empresa de inseminação contratada por ele e sua esposa.

O diferencial nesta empresa é que o casal pode escolher além das características físicas do seu bebê, também a sua personalidade , tendo uma prévia do que o futuro irá reservar para o seu filho na vida adulta.


A ciência diz que nós precisamos de apenas dois minutos para estabelecer impressões duradouras nas pessoas.


Este vislumbre faz com que o pai se depare com o próprio passado e vá parar em um lugar inusitado, onde com a ajuda do álcool os seus pensamentos vão para as mais diferentes direções.

                        

A última conversa

O autor de suspense, terror, fantasia sombria e ficção científica Paul Tremblay nos leva para a situação mais agoniante que qualquer pessoa pode passar: acordar sem saber absolutamente nada sobre o seu presente e passado.


Preto ou branco, isto ou aquilo, certo ou errado, foram os exemplos que ela deu para explicar pensamento binário.


Em um local escuro seu único contato com o mundo é uma voz de mulher que se apresenta, mas não responde a todas as suas perguntas. Um conto em que a agonia e a curiosidade estimulam a virar mais uma página.


Randomizando

O autor de Perdido em Marte Andy Weir fecha a coletânea em Las Vegas. Aqui temos uma mudança tecnológica que pode afetar os computadores utilizados pelos cassinos nos salões de Keno para a geração de números.


Computação quântica é uma coisa totalmente diferente da computação comum.


Só que ao tentarem se prevenir, o que pode acontecer é justamente o contrário, dando a chance de um novo golpe por algum gênio da matemática que renderá a perda de muito dinheiro.


O que eu achei

Gostei bastante da coletânea de Forward, além de ser fã de ficção científica, os estilos bem diferentes do conto não deixam o livro com cara de mais do mesmo, podendo ter a própria tecnologia quanto uma situação o personagem principal de tudo. Além disso as histórias vão de apocalipse a golpes, de projetos militares a clonagem, do amor a solidão.

Alguns dos contos utilizam um pouco de jargão técnico, até para dar mais realismo aos personagens, mas nada que atrapalhe a fluidez da leitura para quem não entende absolutamente nada de informática.

Embora tenha achado o último conto mais fraco em relação aos demais, isso não significa que ele seja ruim, pelo contrário, após muitas reflexões sobre a evolução tecnológica, possíveis fim de nosso planeta e relações humanas, é interessante o livro fechar com uma história leve, que puxa mais para comédia do que o drama, e é facilmente cinematográfico em nossa mente.

Com isso é claro que recomendo a leitura, principalmente para os fãs de ficção científica e os curiosos sobre o quanto a imaginação humana ainda pode influenciar na evolução da tecnologia.


Forward
Blake Crouch, N.K. Jemisin, Veronica Roth, Amor Towles, Paul Tremblay, Andy Weir
Tradução: Braulio Tavares
intrínseca
2019 - 304 páginas

Esta resenha não é patrocinada, a assinatura do clube citado é pago integralmente pela autora.


13 comentários:

  1. É um ótimo livro de contos, achei muito interessante que autor convidou grandes nomes da literatura, gosto muito de ficção, esse livro é bem interessante, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que indicação interessante de leitura, não conhecia. Eu gosto de ficção científica e parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá Querida, Tudo bem? Adorei a sua resenha, Incrível:) Muito Obrigada
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  4. Bacana esse livro ehin, já quero ler!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de livros que unem contos com a mesma temática, pois assim dá pra finalizar a leitura bem rápido. Fora que eu adoooro histórias de ficção científica, sou apaixonada mesmo. O livro parece ser ótimo!!
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Ah, nada como receber livros e ainda vir mimos não é mesmo? Estou pensando em assinar a Tag de novo. Tenho curiosidade em ler Matéria escura. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erika
      Este livro é da Intrínsecos, um clube de livros da editora Intrínseca.

      Excluir
  7. Gostei demais da ideia geral do livro e dos contos em si, alguns me chamaram mais a atenção que outros. Amo livros assim para ler aos finais de semana. Já quero ler em breve. Arrasou ao falar de cada um separadamente assim.

    ResponderExcluir
  8. Que coletânea ótima. Gosto de algumas ficções. Sobre a tecnologia, as vezes é de assustar mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Mais um livro pra minha lista, adoro ficção, já quero ler!

    ResponderExcluir
  10. Adoro colabs! Amei a resenha e com certeza já está no meu radar pra leitura! Amei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Eu adorei a sugestão 🙂 ainda não conhecia o trabalho do autor é bem interessante

    ResponderExcluir
  12. Olá Andrea,

    Eu sou apaixonada pelas edições da Intrínsecos e tenho muita vontade de assinar o clube. Gostei de saber que esse livro é uma coletânea de contos, pois amo histórias assim, mais curtas. Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir