terça-feira, 26 de outubro de 2021

Em Fogo Lento


Sinopse: Quando um jovem é encontrado brutalmente assassinado em seu barco em Londres, questões são levantadas a respeito de três mulheres que o conheciam. Uma jovem problemática, uma vizinha bisbilhoteira, uma tia enlutada: quando se trata de vingança, até pessoas boas são capazes de cometer atos terríveis. Por quanto tempo os segredos podem queimar em fogo lento até explodir em chamas incontroláveis?

No mês de setembro eu recebi pela minha assinatura da TAG Inéditos o novo livro da autora britânica Paula Hawkins chamado Em Fogo Lento. O mimo foi um chaveiro de madeira em forma de pássaro.

Foi a curiosidade que levou Miriam até o barco de Daniel sob a justificativa que o tempo para ele ficar atracado naquela área já havia expirado. O que ela não contava era que o dono estivesse esfaqueado, o que o leitor não entende é porque além de chamar a polícia ela resolve guardar um dos objetos que estavam na cena do crime.


Ela está em agonia, mas a dor perdeu a importância, eclipsada por outros sofrimentos.


A primeira suspeita é Laura, uma jovem que havia passado a noite com Daniel e já possui ficha na polícia. Quando menina ela era tinha uma inteligência considerada acima da média, mas um acidente muda todo o curso do seu caminho futuro, e hoje ela tem dificuldade para conter suas emoções, podendo agir com violência conforme a forma como é tratada.

Carla é a tia e a última parente que restou de Daniel para ser avisada, após a sua irmã Angela, que era também a mãe de seu sobrinho, ter morrido oito semanas atrás em um acidente doméstico. Seus encontros com o sobrinho eram escondidos do ex-marido e escritor de sucesso Theo, devido a um acontecimento passado que mudou suas vidas.


O que na real, é mentira, porque não aconteceu nada e, de qualquer jeito, foi ele quem começou.


Além delas temos Irene, a vizinha de Angela já idosa, ela conta com o suporte de Laura para compras básicas, e observando tudo de sua casa, ela, assim como o leitor, tenta juntar as peças com base no que vê e nos próprios instintos.

Para os policiais, cujas presenças são bem pontuais, resta descobrir provas que liguem a vítima a suspeita mais óbvia, mas conforme os personagens têm o seu passado desvendado, nada é tão claro como parecia ser.


Já sei o que você vai dizer. Não foi culpa sua. Nunca é culpa sua. Talvez não seja.


Eu já havia lido A Garota no Trem da Paula Hawkins, que também gira em torno de três mulheres, e também trabalha muito mais o psicológico de seus personagens do que o crime em si. Algo facilmente identificado no livro Em Fogo Lento, onde mais do que saber quem matou Daniel, eu queria entender o que havia acontecido com cada um dos envolvidos, que escolhas o haviam levado até aquele momento.

Utilizando a narrativa em terceira pessoa, Paula Hawkins apresenta Em Fogo Lento além da narrativa principal, trechos do livro de Theo, chamado Aquela que escapou, que sim, tem relação com a história e comportamento de alguns dos personagens. A escrita fluída torna a leitura bastante fácil, e conforme os pontos chaves vão surgindo, a vontade de virar mais uma página não me abandonava.


Algumas pessoas olhavam para ela e fingiam que ela não existia, outras olhavam para ela e achavam que podiam pegar o que quisessem, imaginando que ela fosse fraca e que não faria nada a respeito.


Eu gosto bastante da escrita da autora, de como ela faz a vida dos personagens se cruzarem, de usar o psicológico para mostrar que todos tem algo de bom e de ruim, não sendo perfeitos como os próprios leitores.

Neste tipo de leitura normalmente eu faço ainda no início as minhas conexões, aos quais vou confirmando ao longo da história, e modéstia parte, eu fui bem nas minhas deduções Em Fogo Lento. 


Quando foi que eu disse que você podia encostar a mão em mim?


Entre os personagens, confesso que Irene ganhou um carinho especial da minha parte, pois ela lembrou muito uma vizinha minha, a Dona Nésia, que era bem curiosa e estava sempre de olho em tudo, aliás, graças a ela um assaltante foi afugentado do nosso pátio uma vez.

Voltando ao livro, não posso deixar de falar das personagens Laura e Miriam, que pareciam gritar por ajuda, o trauma das duas mulheres são realmente devastadores, e no caso de Laura tem o agravante de ter uma família totalmente afastada, que simplesmente abandonou a jovem, como se as sequelas do acidente a desqualificassem para qualquer afeto. 


Ela sempre reagia exageradamente ao ser esnobada; era assim que ela era, e ter consciência de algo sobre si mesma não impedia que esse algo acontecesse.


Fechando os personagens, o casal Carla e Theo apertaram o coração. Apesar de separados pela pior circunstância da vida, o amor e o carinho que um tem pelo outro é imenso, assim como os segredos que eles escondem um do outro para que não se machuquem mais.

E por se tratar de pessoas com muitas perdas, não raro eu ficava pensando se iria surgir um outro elemento para assumir a culpa, ao mesmo tempo que me recordava que algumas pessoas em situações extremas não aguentam a pressão e acabam utilizando da violência para encerrar os focos de seus tormentos.


Ainda não havia formulado a verdadeira pergunta; não tinha se permitido fazer isso.


Ficando a dica para quem gosta de um bom suspense, se empolga com o psicológico dos personagens, curte montar um quebra-cabeça ou brincar de detetive. O único risco é olhar para o título e ficar com a música fuego lento na cabeça.


Em Fogo Lento
A Slow Fire Burning
Paula Hawkins
Tradução Flavia de Lavor
TAG Inéditos - Record
2021 - 320 páginas

Ficou interessado em assinar a TAG? Indique o meu código de amigo ANDJ8CMF e ganhe 30% de desconto na primeira caixinha e eu o mimo do mês.

7 comentários:

  1. Gostei da literatura, a tempos q não lia mais um livro, agora quero saber mais...

    ResponderExcluir
  2. É uma história de suspense muito boa, que vai deixar o leitor bastante curioso pra saber o final, fiquei curiosa pelo livro bjs.

    ResponderExcluir
  3. Nao conhecia esse mas adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu adorei a sugestão 🙂 a história é bem interessante, gostei da temática

    ResponderExcluir
  5. Eu já a garota no trem da mesma autora, gostei mas não sei se leria outro livro dela, pelo o que você contou no post parece interessante

    ResponderExcluir
  6. Bom encontrar uma autora que gosta da escrita e um livro tão legal
    Abraços,
    Alécia, do Blog Arrojada Mix

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de histórias que envolvem suspense, porque a minha curiosidade não me deixa parar enquanto eu não descobrir o desfecho de tudo. kkkk Muito boa a sua resenha!
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir