terça-feira, 8 de junho de 2021

Minha Adorável Esposa



Sinopse: Um casamento sólido de quinze anos, do qual nasceram dois belos filhos. Uma boa casa e emprego estáveis. Poderia ser a descrição de milhares de casais norte-americanos, a não ser por um detalhe: esses dois matam pessoas. É assim que eles mantêm acesa a chama da atração: com noites românticas para escolher as vítimas como em um cardápio de um restaurante. Cada prato tem temperos especiais para despistar a polícia e a imprensa. E por melhor que seja a refeição, eles sempre vão querer mais.

Em junho/2020 a TAG Inéditos trouxe para os seus associados o livro Minha Adorável Esposa da escritora norte-americana Samantha Downing, cujo título é desmentido pela sinopse do livro, embora ele não seja tão óbvio como aparenta ser.

Quem nos narra a história é o marido, um personagem cujo nome verdadeiro desconhecemos. Ao cercar suas vítimas ele se apresenta como Tobias, um homem fisicamente atraente que se aproxima de cada uma através de uma mensagem de celular onde informa que é surdo.


Eu olho para a minha própria bebida e posso sentir que ela olha pra mim, querendo saber se estou tão interessado quanto ela.


Inicialmente elas sofrem um baque por não saberem como reagir, fazendo com que baixem suas guardas naturalmente, caindo na conversa do nosso narrador. O que nenhuma delas sabem é que aquele encontro não é casual, pois Millicent, a esposa, usou as redes sociais para seleciona-las.

No dia-a-dia ele é professor de tênis e ela é corretora de imóveis, possuem um casal de filhos, Rory com quatorze anos e se metendo nas primeiras encrencas e Jenna, de treze e muito estudiosa. A família mora no bairro de infância do narrador, uma área que mistura pessoas da classe média alta e os mais ricos, uma bolha segura na cidade onde vivem.


Não medi todas as opções ao meu alcance, considerando as vantagens e desvantagens, usando a lógica para definir o melhor plano de ação.


A vida deles muda quando o corpo de uma das suas vítimas é encontrado e associado a outro serial killer que assombrou a região muitos anos atrás, trazendo pânico em toda a população, inclusive em Jenna, que passa a apresentar um comportamento estranho.

Ao mesmo tempo que tentam tratar a filha, eles veem na associação uma forma de apimentar a brincadeira ao alimentar as informações de um jornalista local que cobre o caso, e assim incluindo no livro o sensacionalismo ao qual as vítimas são expostas.


Eu não compreendia na época, não podia imaginar essa possibilidade de escolher, perseguir e matar uma mulher.


O desconforto na história de Samantha Downing não está em cenas cheias de sangue ou detalhamentos de corpos, já que curiosamente os assassinatos não são o foco principal da história como é indicado na sinopse, e sim no narrador, que não passa nenhuma confiabilidade.

Ao ter apenas o olhar do marido, o leitor se divide entre os acontecimentos atuais, o de passado recente até chegar ao início do seu relacionamento com Millicent. Conforme as respostas vão surgindo e ligações são feitas, elas imediatamente ganham um ponto de interrogação: é isso mesmo ou apenas o que ele quer que a gente ache que é?


O jornal mal tinha acabado, as crianças assistiam televisão e nós ainda estávamos na mesa. Hambúrgueres vegetarianos com tomate e queijo orgânico, batata-doce frita e salada.



Embora o narrador se coloque como um participante coadjuvante dos crimes, faz também o papel de vítima, ao se apresentar como um bom pai, ao relatar a infância onde foi ignorado pelos seus pais, e o fato de ter se encontrado na ordem familiar organizado pela esposa, que também se mostra uma ótima mãe. Fazendo com que qualquer ação valha a pena para manter aquele amor, ele fará tudo para que ela nunca o abandone.

Só que todo este conjunto me fez tecer várias teorias além do que está escrito, então aqui o livro pode ter duas opções: você pode acreditar em tudo o que ele lhe diz ou você criar o seu paralelo e finalizar a leitura com vários pontos de interrogação. E aqui eu confesso, fui o segundo caso.


E eu sou a pessoa que sobe e desce as escadas, que pergunta como todo mundo está e que não toma nenhuma decisão.


No geral senti falta de um pouco de tensão, como li a sinopse, imaginei um livro mais agitado, com sequencias que causassem arrepios, e me deparei com um livro muito mais psicológico, com doses de rotina que algumas vezes te fazem esquecer que se trata de um psicopata. E por isso acho que a leitura pode cativar muito mais o leitor que busca o lado mental do que aquele que busca ação.


Minha Adorável Esposa
My lovely wife
Samantha Downing
Tradução: Hilton Lima
TAG Inéditos - Dublinense
2019 - 384 páginas

Ficou interessado em assinar a TAG? Indique o meu código de amigo ANDJ8CMF e ganhe 30% de desconto na primeira caixinha.

9 comentários:

  1. Quando li o titulo do livro não pensei que fosse de assassinato, mais é uma história envolvente, quem gosta de livros psicólogico, com certeza vai gostar do livro, bjs.

    ResponderExcluir
  2. História começa muito comum, mas o desenrolar é curiosa, bem curiosa
    Gostei, muito legal,
    Um abraço, Alécia do Blog Arrojada Mix
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de livros que mescla romance com suspense.Fiquei muito intrigada para saber como será a continuação
    .

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, adoro livros com suspense...
    Beijos!
    https://bel-somostaojovens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu nao conhecia esse livro, mas adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Eu adorei a sugestão de livro :D não conhecia o trabalho da autora, sou fã do gênero de suspense..

    ResponderExcluir
  7. Olá Andrea, tudo bem?

    A premissa desse livro parece ser sensacional e faz um tempo que tenho vontade de lê-lo, pois creio que iria curtir demais. No entanto, essa falta de tensão que você cita me preocupa, pois gosto de obras com um ritmo mais fervente. Mas, no geral, parece ser uma boa obra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gosto do assunto, pois me deixa a pensar que existe isso na verdade, uma realidade que a gente ouve falar aqui e ali, achei bem interessante o livro, gostei da dica!

    ResponderExcluir