sexta-feira, 26 de abril de 2019

Inteligência Socioemocional



E se as crianças tivessem uma aula semanal de como administrar suas emoções? Saber como reagir perante a timidez, as frustações ou fatos tão diferentes do cotidiano?

No livro Inteligência Socioemocional – A Formação de Mentes Brilhantes o psiquiatra Augusto Cury nos apresenta a Escola da Inteligência, programa cujo foco é na educação da emoção e no desenvolvimento da inteligência.

Parece simples, não? Mas a verdade é que no decorrer das poucas páginas que apresentam o programa nos deparamos com uma realidade diária; que vai da expansão da tristeza, angústia e solidão, passando pelo próprio bullying e a falta de qualidade de vida.

Qual o motivo por não conseguirmos ouvir e dialogar com quem não tem a mesma opinião? O que nos leva a deixar que a nossa mente seja tomada de pensamentos negativos? Por que não sabemos esperar?

A ideia do programa conforme o livro é justamente educar a mente desde pequeno para que os futuros adultos saibam gerenciar as suas emoções e assim terem controle de sua própria história sem que sejam levados por impulsos que mais atrapalham do que ajudam.

Também são abordados temas como ansiedade, depressão, suicídio e a síndrome do pensamento acelerado (que pode ser um forte candidato a mal do século) e possui como sintomas ansiedade, irritabilidade, impaciência, dificuldade de lidar com o cotidiano, relação problemática com a comida entre outros. 

Entre as formas de administrar e proteger as emoções estão o desenvolvimento de solidariedade, empatia e ser livre para sentir. Tudo através de ferramentas aplicadas durantes as aulas por profissionais especializados.

Sim, entre as páginas há muita propaganda do próprio autor, que cita outros livros escritos por ele e cita suas descobertas de uma forma que deixa o marketing pessoal bem claro. Mas isso não impede o leitor (ou mais especificamente os pais neste caso) de detectarem situações do cotidiano descritas nas páginas.

Em um mundo em que as pessoas parecem estar ficando tão irracionais quanto os próprios animais, transferindo cada vez mais a sua selvageria para palavras e atos, confesso ter achado muito interessante a possibilidade das escolas formarem uma geração melhor, mais consciente e humana.

Ganhei o livro de uma escola ao qual fui conhecer, já que como mãe estou na fase de escolha da escola grande. Para quem se interessou, existe muita informação na internet. Eu ainda não me decidi, mas confesso que talvez isto seja um diferencial na minha escolha. E decidi compartilhar com outros pais que talvez busquem algo diferente para a educação dos seus filhos.

Inteligência Socioemocional
A Formação de Mentes Brilhantes
Augusto Cury
EI – escola de inteligência
138 páginas

9 comentários:

  1. É um livro bastante interessante, e com informações para os pais quando se trata da educação dos filhos, e tem temas que mexe muito, é um livro que vale a pena ler, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tudo bem?
    Adoreia a resenha,não conheçia esse livro mas bastante interessante.
    Muito obrigada
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal. Achei super interessante o livro irei pesquisar um pouco sobre. bjs

    https://blogatrasdorimel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Acredito que se as emoções fossem cuidadas verdadeiramente desde a infância, teriamos adultos emocionalmente mais estáveis hoje em dia. O livro parece ser bem interessante! :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Meu namorado gosta muito desse autor mas eu ainda não li nenhum de seus livros. Fiquei curiosa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Que interessante!! Esse eu nao conhecia, adorei!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem temas ótimos e atuais, e o autor Augusto Cury tem obras maravilhosas, essa é mais uma delas! Ótima indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Não tenho conhecimento dele na versão PDF, pois ganhei o mesmo na versão física. Talvez na Amazon você encontre.

      Excluir