domingo, 17 de janeiro de 2010

A Hora da Estrela



Sinopse: Pouco antes de morrer, em 1977,  Clarice Lispector decide se afastar da inflexão intimista que caracteriza sua escrita para desafiar a realidade. O resultado desse salto na extroversão é A hora da estrela, o livro mais surpreendente que escreveu. Se desde Perto do coração selvagem, seu romance de estreia, Clarice estava de corpo inteiro, todo o tempo, no centro de seus relatos, agora a cena é ocupada por personagens que em nada se parece com ela.


Logo de início o leitor é recebido por uma reflexão sobre escrever, pensar e existir do escritor Rodrigo S.M., que logo passa a compartilhar a história que lhe persegue, e tem como personagem principal a nordestina Macabéa

Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida.

Uma mulher que o acusa e o sufoca, ao qual sua única chance de defesa é escrever a sua história, e para isso ele precisa se entregar de forma total, sendo desleixado com roupas e higiene, substituindo o sono profundo por rápidos cochilos.

Macabéa vive na pobreza, tanto de espírito quanto de amor. Quando a tia que lhe cria morre, por motivo desconhecido, a moça resolve se mudar para o Rio de Janeiro. 

Só vagamente tomava conhecimento da espécie de ausência que tinha de si em si mesma.

No pequeno quarto alugado ela cria a sua própria rotina, seja trabalhando como datilógrafa, ouvindo a Rádio Relógio ou namorando um metalúrgico também nordestino. Até sentir a dor da traição.

Até uma cartomante, após listar as novas desgraças que irão lhe abater, lhe dá uma boa nova: que a partir do momento que ela colocar os pés para fora da casa da adivinha, tudo em sua vida irá mudar, permitindo que ela finalmente se sinta outra pessoa, o que faz nascer uma esperança até então adormecida.

Macabéa fingia enorme curiosidade escondendo dele que ela nunca entendia tudo muito bem e que isso era assim mesmo.

Essa mistura de eventos que o narrador imagina para essa mulher sem atrativo nenhum, ao qual complementa com suas opiniões e próprias experiências, que compõe o livro “A hora da estrela”. 

O impacto da narrativa de Clarice Lispector irá depender (e muito) do grau de envolvimento do leitor. Pois a sua simplicidade não trás nenhuma surpresa. Ou o leitor se envolve com a personagem que muitas vezes domina o autor, ou a deixará em branco. 

Pensar era tão difícil, ela não sabia de que jeito se pensava.

Um livro curto e de leitura rápida, “A hora da estrela” reflete o nosso cotidiano de dúvidas e escolhas, além da mesma busca por um final, que não se sabe se feliz ou não.

Para os fãs de Caio Fernando Abreu fica a penúltima frase “Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos”.

A Hora da Estrela
Clarice Lispector
Editora Rocco
1977 - 87 páginas

4 comentários:

  1. É um maravilhoso livro, Clarice Lispector foi uma escritora maravilhosa, o livro é marcado por emoções e sentimentos pessoais, um bom livro para os fãs, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Querida, Tudo bem? Não conhecia esse livro mas maravilhoso, estou muito curiosa pra ler:) Muito Obrigada, Bjs Karina

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Nossa, faz bastante tempo que não leio os livros da Clarice. Lembro de ter conhecido vários na época do vestibular. Fiquei com vontade de ler novamente. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Clarice Lispector era uma sabia. Que escritora maravilhosa!

    ResponderExcluir