terça-feira, 9 de abril de 2024

Estorvo



Sinopse: A campainha insiste, o olho mágico altera o rosto atrás da porta e o narrador, preso entre o sonho e a vigília, inicia uma trajetória obsessiva na qual se depara com situações e personagens estranhamente familiares. Narrativa brilhante. Estreia do autor na literatura.

O livro de contos Anos de Chumbo não ganhou o meu coração, mas em Estorvo o cantor, compositor e escritor Chico Buarque ganhou toda a minha atenção.

Escrito no início dos anos de 1990 o livro possui uma história atemporal e de muita ação, que pode enlouquecer o leitor pela falta de detalhes explicativos ou cativa-lo a decifrar o que está acontecendo enquanto devora as páginas.

Um toque na campainha, o reconhecimento de um rosto, e o narrador leva o leitor para um vai e vem de lugares enquanto interage com a mãe, irmã e ex-mulher.

Para mim é muito cedo, fui deitar dia claro, não consigo definir aquele sujeito através do olho mágico.


Em um sitio que herdou do pai, um militar, um mundo paralelo onde ele parece estar invadindo um lugar que é dele e hoje é ocupado por figuras estranhas, onde nem ele escapa da violência que assombra o lugar.

Tudo em uma fuga que não se sabe se de alguém, do tempo ou dele mesmo.


A escrita de Chico Buarque

O autor Chico Buarque opta em Estorvo por uma narrativa em primeira pessoa que mais do que diálogos e pensamentos é uma sequência de ações que levam o personagem principal sempre aos mesmos lugares, andando em círculos em um eterno looping.

Não há muitas explicações, o leitor precisa ficar atento aos detalhes e aos diálogos com terceiros para tentar montar a sua versão do livro, e a própria vida e personalidade de quem nos guia, já que se o narrador em primeira pessoa por si só é suspeito, neste caso aqui ele prova e comprova que não é confiável.

E ter um filho, no meu cérebro, era notícia que entrava, mexia lá dentro, e não conseguia formar uma ideia.


Sem nome, a narrativa deixa claro que o Estorvo do título é o próprio personagem principal, que foi construído de forma a ser um peso morto na vida dos poucos que são obrigados a conviver com ele.

Seu olhar em cima das outras pessoas pode ser crítico ou pejorativo, levando o leitor mais inocente a acreditar que se trata de uma crítica social a burguesia. Mas calma, pois pelo seu estilo de vida não dá para saber se o tom é real ou apenas uma visão distorcida de quem só passa pela vida em um movimento cíclico e repetitivo, procurando o próprio fim e prejudicando quem lhe estende a mão.


O que eu achei de Estorvo

Na minha visão temos um filho de militar envolvido com o tráfico que vive às custas da irmã, evita o convívio com a mãe e perturba a ex-esposa de tempos em tempos. Um nem-nem na versão mais velha, um sanguessuga de mulheres.

Em sua vida circular, frequenta um sítio, sua herança de família, que foi invadido por bandidos. Lá ele apanha, leva objetos roubados, e dá informações da própria família. Foi estas visitas aqui que me fizeram deduzir que ele era um viciado em drogas, e potencialmente um traficante, e seu olhar sobre tudo tinha potencialidade de ilusório.

Não adianta ficar aqui parado. Eu não posso me esconder eternamente de um homem que não sei quem é.


Eu gostei do livro, toda a movimentação dá um ritmo cinematográfico nele, e a forma narrativa me permitiu usar a imaginação para criar uma própria versão de fatos, o que torna a leitura interessantíssima para quem tem grupo de leitura.

E por este motivo pode desagradar quem gosta de respostas, pois ao deixar margem para interpretação de quem lê, pode gerar uma finalização com mais ponto de interrogação do que ponto final.

A dor latejante me arranca da cama de manhãzinha. A porrada da véspera, eu havia esquecido e, sem querer, perdoado.


Um livro que pode agradar principalmente quem gosta de quebra-cabeças e/ou ritmo policial, e também uma ótima opção de leitura para férias ou para intercalar com livros mais densos, pois sua leitura é rápida e dinâmica.


Estorvo
Chico Buarque
Companhia das Letras
2021 - 203 páginas
Publicado originalmente em 1991


Nenhum comentário:

Postar um comentário