sábado, 23 de setembro de 2017

A Livraria Mágica de Paris



Bula:
Indicado para quem perdeu a motivação, possui grandes mágoas e cegueira para o que acontece a sua volta.
Efeitos colaterais: Vontade de pegar a estrada e sair rumo a si.

Perdu possui um barco-livraria, mas ele não vende o que as pessoas procuram, mas o que a suas almas precisam. O farmacêutico literário realiza o diagnóstico com um olhar e perguntas simples. Só que em suas caminhadas entre a rue Montagnard e o Sena não permitem que cure as suas próprias feridas.

Sua vida muda ao doar uma mesa. A porta do passado é arrombada e ele precisa novamente enfrentar a bela Manon para se reencontrar e abrir o seu coração para todos a sua volta. Mas ele não estará sozinho, pois nesta jornada todos os tipos de amor devem ser enfrentados.

Nina George também nos toca a alma em um romance que é pura poesia. Ela nos transporta para a França de forma que conseguimos sentir gostos e cheiros. Seus personagens misturam sensibilidade à objetividade masculina. Aqui não temos mocinhas chorosas, mas grandalhões que também sentem a pressão e em determinado momento da vida precisam baixar a guarda.

Sentimentos como orgulho, mágoa, perda, insegurança, vergonha e cegueira são as chaves que atravancam caminhos. E o medo a grande barreira que nos deixa plantados em locais incômodos, em que nos obrigamos a adaptar por motivos que nem lembramos mais.

Mas não pense que o livro é uma tristeza só. De forma alguma. A história também é divertida, pois ao sair navegando loucamente em um barco parado há anos muitas coisas imprevisíveis acontecem. Existe vida nas páginas, com sorrisos, lágrimas, brigas e abraços. 

E livros. Estamos falando de uma livraria, e eles se fazem presentes através de volumes, outras histórias e escritores. São os remédios que podem libertar pelo conhecimento ou simples divertimento que proporcionam.

A Livraria Mágica de Paris é apaixonante e perigosa. Sua narrativa em terceira pessoa é íntima, e abraça o leitor sem que ele perceba. Não é um livro para se ler correndo, ele deve ser apreciado como um bom vinho, para que cada capítulo seja digerido e pensado.

P.S. Não deixe de ver os mapas desenhados atrás da capa e contracapa. Para leitores que também amam viajar, um roteiro interessante surge à mente.

A Livraria Mágica de Paris
Das lavandelzimmer
Nina George
Tradução: Petê Rissatti
Editora Record
2013 -306 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário