quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Vivendo as experiências literárias da TAG


Primeiro um esclarecimento: este post não é patrocinado, é o relato de alguém que fez a assinatura, paga todos os meses e está gostando muito.

Um dia, no ano de 2016 eu vi uma propaganda sobre receber um livro surpresa, a empresa era TAG e tinha como slogan fornecer experiências literárias. Adorei a ideia de um escritor indicar para os leitores um título da sua preferência, e ali começamos um namoro. Li reportagens, olhei os títulos, avaliei os valores e pensei, pensei, até julho de 2017, quando aproveitei uma promoção que dava 50% de desconto no primeiro mês.

Meu primeiro livro foi um exclusivo elaborado para comemorar o aniversário da TAG, onde contos clássicos eram revistos por escritores contemporâneos sob o título de Uns e Outros Contos Espelhados.

O teste foram de dois meses, quando resolvi assinar a versão anual. E todos os lidos até agora vocês irão encontrar as resenhas no blog (Ragtime, A Louca da Casa, As Alegrias da Maternidade, As Três Marias, A Praça do Diamante, Retorno a Brideshead). Respeitando as regras deste clube, só publico após terminar o mês, quando todos os leitores já estão com os seus livros na mão (as entregas ocorrem até o dia 20 de cada mês).

De forma geral, todos os livros fogem do óbvio, sendo que em menos de um ano recebi três livros que não estão à venda em livrarias e outros que talvez eu não escolhesse só de olhar.

Do Brasil, passando pelos Estados Unidos, Nigéria, Barcelona, Inglaterra e pelos desertos próximos a Meca, os livros estão me levando em uma viagem ao mundo, descobrindo histórias e autores, e comprovando que sim, é realmente uma experiência literária.

Somado a isso tem o cuidado e delicadeza dessa experiência, o livro da curadoria é capa dura, com marcador personalizado da obra. Acompanha uma revista que fala do curador, da obra e do autor, dá dicas de livros semelhantes, uma opinião de outro leitor e a dica do próximo livro. E sempre tem um mimo, já recebi objeto decorativo, baralho, calendário. Impossível não sentir borboletas no estômago ao receber a caixinha.

O atendimento é sempre rápido e gentil. Uma das obras (Quase Memórias) eu já possuía e consegui realizar a troca por outro título (A Louca da Casa) muito facilmente.

Agora eles estão criando outra modalidade, mais barata, em que trarão best-sellers em primeira mão, isto é, os assinantes irão ter acesso antes do grande público. Será aberto primeiro para os assinantes atuais (ainda estou fazendo as contas para ver se consigo embarcar nesta, pelo menos para teste), mas existe um cadastro para os interessados serem avisados do início.

Fora do livro, existe interação via facebook e app próprio entre os assinantes. Entro eventualmente, gosto da parte onde se registra comentários sobre os livros lidos. E uma vez por mês é organizado um encontro para discutir a obra do mês anterior, onde um mediador coloca na pauta coisas como particularidades, contextos e estética literária.

Curtiu a ideia?
Se quiser assinar e me ajudar a comprar mais livros, pode usar o meu código de indicação: ANDJ8CMF.

Para conhecer um pouco mais da Tag, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário