segunda-feira, 5 de março de 2018

A Menina que Perdeu o Trem


Com o subtítulo de Os Fantasmas de Paranapiacaba o autor Manuel Filho utiliza da antiga vila inglesa do interior do estado de São Paulo para levar seus jovens leitores a uma aventura recheada de fantasmas.

Esta novela juvenil tem como protagonistas os garotos Abel e Fig, que em uma excursão do colégio vão até a antiga vila ferroviária construída por ingleses. Abel é apaixonado por fotografia, e na ânsia de tirar boas fotos machuca o pé em um momento de distração. Seu amigo Fig, que não é um fã de sol e trilhas decide ficar enquanto o restante da turma parte em busca de uma cachoeira.

O que parecia fim de passeio para o garoto vira o inicio de uma aventura quando seu melhor amigo derruba a câmera e fotografa um vulto no museu da estação, uma menina que diz estar esperando o pai para pegar o trem e só aparece na lente da máquina, não sendo possível enxerga-la a olho nu. Entre convencer o guia que ficou responsável por eles até conhecer Dona Augustina, muitos pontos de interrogação irão aparecer e eles só possuem duas horas para soluciona-los.

Com uma narrativa simples que permite uma leitura rápida a chave está nos mistérios que unem vivos e mortos. Sem muitos sustos, a história usa antigas lendas para mexer com a imaginação e despertar o interesse pelo desconhecido e pela cidade e seu nevoeiro, que é real e possuí várias dicas de passeio.

E as ilustrações do Marco Cena são um charme a parte, pois o seu traço deu vida aos personagens, auxiliando o leitor a percorrer o caminho com os nossos investigadores.

Para um leitor mais assíduo a rápida resolução das perguntas talvez incomode um pouco, mas no geral é o tipo de livro gostosinho para relaxar e pensar nas histórias de fantasmas que encontramos em diferentes lugares.  

A Menina que Perdeu o Trem
Os Fantasmas de Paranapiacaba
Manuel Filho
Besouro Box
2013 – 168 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário