terça-feira, 19 de março de 2019

A Vendedora de Livros



Sinopse: Denver- 1962: Kitty Miller já se acostumou à vida de solteira. Ela ama a livraria que gerencia com a melhor amiga, Frieda, e adora ser dona do próprio nariz. Ela pode ir aonde quiser, quando quiser, e não deve satisfações a ninguém. Denver-1963: Katharyn Andersson é casada com Lars, o amor de sua vida. Eles têm filhos lindos, uma casa elegante e bons amigos. É tudo que Kitty Miller um dia desejou para si - mas essa vida só existe em seus sonhos. No entanto, toda vez que Kitty sonha com a vida de Katharyn, passa a achar aquela versão de si mais irresistível, mais verdadeira. Como escolher entre qual das duas vidas que leva paralelamente é a que quer viver? E qual será o preço de permanecer Kitty, ouse transformar de uma vez em Katharyn?


Este não é o meu quarto! Onde estou? 

É desta forma que o leitor começa a entrar na vida de Kitty/Katharyn, a mesma mulher que em um momento é solteira, sócia de uma pequena livraria em crise, que possui laços fortes com os pais e vive de forma independe. Quando ela dorme, ela se torna uma mulher casada, mãe de três crianças pequenas, sendo um dos meninos autista, e dona de casa.

Em cada uma das vidas ela se vê realizando sonhos e com problemas a resolver. E conforme os tempos vão se mesclando, fica cada fez mais difícil para a personagem saber qual é a sua vida real e qual é a vida imaginária. 

É muito otimista que meu cérebro tenha imaginado um marido que pode comprar um diamante desse tamanho.

Livro de estreia da escritora americana Cynthia Swanson, A Vendedora de Livros é instigante e reflexivo ao tratar de um tema recorrente no ser humano: a eterna insatisfação do que temos. Ao viver duas vidas, uma em 1962 e outra em 1963, onde o que as difere são justamente o se eu tivesse feito isso, no caso específico do livro se ela conseguisse socorrer Lars, o marido de Katharyn ao qual Kitty apenas ficou esperando em uma cafeteria. E nesta provocação Kitty/Katharyn mostra ao leitor que não existe vida perfeita, que independente do caminho escolhido haverá risadas e lágrimas, e não é no passado ou no futuro que iremos nos encontrar.

Narrado em primeira pessoa, vivemos as mesmas confusões de Kitty/Katharyn, o que faz com que os olhos devorem as páginas em busca de respostas. A cada descoberta nos surpreendemos junto com a personagem, e não raro se pode bolar teorias para a razão de ela ter criado outra vida para fugir da sua realidade.  E como não temos a visão dos demais personagens, não se sabe quem está certo ao afirmar onde é a sua vida verdadeira.

Será que tem algum outro lugar onde eu possa procurar? Alguma pista que deixei escapar?

Por ser uma dona de livraria, o livro é recheado de referências bibliográficas, começando pelo gato da personagem que se chama Aslam – o leão de As Crônicas de Nárnia – passando pelos livros que ela seleciona para indicar aos seus clientes e conhecidos. Eles também são elos entre as duas vidas, e sua participação não são mera coincidência.

Além dos livros a personagem é bastante musical, possibilitando a criação de uma playlist somente com os sucessos dos anos 60, sendo Patsy Cline a cantora favorita da personagem. Alias pequenas partes das letras de música country de Patsy podem ser encontradas nos capítulos do livro, sendo também um elo entre os dois mundos.

No entanto, teria preferido que minha personagem neste sonho fosse um pouco mais moderna.

Em relação às roupas a personagem possui estilos opostos em cada vida. Solteira ela tem um estilo despojado de cores vibrantes e um cabelo indomável, como Katharyn ela tem Jackie Kennedy como referência, cores sóbrias e cabelos arrumados fazem parte da sua rotina. 

Uma área bastante delicada no livro é justamente a relação de Katharyn com Michael, o filho autista. Ao mesmo tempo em que ele quebra a perfeição de um dos mundos, existe todo um contexto sobre preconceito e aceitação de mães e filhos e convivem com esta doença.

Então, após mais de uma semana de sono sem sonhos, minhas visões noturnas retornaram.

Um livro sobre família, amor, amizade, perdas, desejos e valorização. É impossível não se encantar e não entender Kitty/Katharyn, ao mesmo tempo em que o leitor pode fechar a última página e refletir sobre o seu próprio presente sem precisar dormir e entrar em outra vida.

A Vendedora de Livros
The Bookseller
Cynthia Swanson
Tradução: Julia Romeu
TAG Inéditos – SUMA
2015 – 380 páginas

Ficou interessado em assinar a TAG? Indique o meu código de amigo ANDJ8CMF e ganhe 30% de desconto na primeira caixinha.

10 comentários:

  1. O livro é simplesmente encantador, achei o livro bem diferente e interessante, gostei da capa, o livro fala de temas importantes, é um livro que vale a pena ler, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro 🙂 não conhecia o trabalho da autora, parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tudo bem?
    Não conhecia esse livro mas adorei a sua resenha, parabéns:)
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Que enredo mais instigante. Imagina ter duas vidas?!? Surreal. Acredito que grande parte das pessoas já imaginou ter outra vida ou ter tomado outras decisões ao longo da vida. Mas claro, são pensamentos que guardamos para nós mesmos. Será que tomamos as melhores decisões? Adorei suas considerações. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Que tema leal, amo histórias assim em que tem várias referências a obras externas, claro ela ser da biblioteca facilita

    ResponderExcluir
  6. Nao conhecia esse livro, mas adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é bem conhecido né? Nossa insatisfação é constante, mas no atual momento temos que agradecer por tudo! Mas imagina ter que fantasiar uma outra vida ou situação.. é bem triste.

    ResponderExcluir
  8. Amei essa indicação, é o tipo de leitura que eu gosto, faz pensar e provoca emoções no leitor, já anotei aqui!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Um livro diferenciado. Adorei demais todas a temáticas que o mesmo tangem, e hiper curiosa com o enredo. Parece emocionante. Dica anotada e excelente resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei muito interessada na proposta desse livro. Ainda não conhecia nenhuma história com esse tipo de narrativa. Sua resenha ficou ótima e faz ter vontade de ler o livro.
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir