quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Amor e Amizade & Outras Histórias



Sinopse: Acredita-se que amor e amizade tenha sido uma das primeiras empreitadas de Jane Austen no que viria a ser seu ofício. Criada quando a inglesa tinha catorze anos, esta novela é composta de cartas escritas por Laura, em que conta seus infortúnios amorosos do passado. Já nesta obra Austen brinca com os clichês das histórias de amor da época – como o amor á primeira vista – e dá um verniz de sarcasmo ao enredo de reviravoltas românticas, mostrando um humor que marcaria sua obra dali em diante.

Este pequeno livro composto de três histórias, todas narradas em forma de carta, estão para mim mais como contos, vieram no combo-mimo de clássicos da TAG Curadoria de julho, e foi uma agradável surpresa.

Logo de início temos um prefácio do escritor e jornalista britânico G. K. Chesterton, cujo texto começa por opiniões controvérsias das obras de Jane Austen, passando por uma análise das histórias, até o fato de ter deixado tudo, inclusive seus manuscritos, para a irmã Cassandra.

A seguir o leitor será informado um pouco mais sobre a própria escritora, que teria escrito os seus contos ainda na adolescência, mostrando que sua ironia era algo nato.

O primeiro conto é exatamente o título do livro Amor e Amizade, tudo começa com Isabel enviando uma carta para Laura, solicitando que esta detalhe para a sua filha todas as desgraças pela qual passou.

Neste momento o leitor se torna Marianne, filha de Isabel, e acompanha todas as desventuras um tanto estapafúrdias de Laura, que envolve relações familiares, casamento, interesses, encontros e desencontros.

A crítica à sociedade da época não é nada sutil, o falso moralismo nada mais é que um reflexo de inocência inexistente. Tudo gira em torno de dinheiro, o que nos faz pensar o que Marianne estava pensando em fazer.

A segunda história se chama As Três Irmãs, e é a mais engraçada do livro. Mary inicia a sua carta se dizendo a pessoa mais feliz do mundo por ter recebido uma proposta de casamento do Sr. Watts.

Não, ela não é apaixonada pelo Sr. Watts, conforme ela ele é velho (possui cerca de 32 anos), é muito feio, desagradável e ela o detesta.

Mas ele é rico, e se ela não aceitar irá fazer a proposta as suas irmãs, e se estas não aceitar as filhas de uma outra família. Por saberem que a mãe não irá permitir a negação das três filhas, as duas mais novas resolvem enganar a mais velha, para convencê-la a se casar e assim livrando elas do partido indesejado.

A troca de cartas acaba sendo um jogo de manipulação, onde o trunfo é de quem possuí mais informações para saber como atiçar o lado competitivo da outra.

Para encerrar o conto Uma Coletânea de Cartas, que como as duas primeiras é narrado em forma de missiva. Aqui não temos personagens fixas, mas cartas que são desabafos para amigas sem nomes.
É uma mãe relatando as mudanças na forma de convívio com as filhas, uma jovem frustrada pela paixão, outra jovem que se sujeita a comentários da mulher que a leva para um baile, e outras histórias que parecem narrar à rotina das jovens de uma sociedade que hoje parece muito distante de nós.

O livro é curto e de rápida leitura, uma das coisas que eu mais gostei foram das dedicatórias antes de cada história, como a que Jane Austen dedica ao seu marido: “Ao Ilmo. Edward Austen o seguinte romance inacabado é respeitosamente dedicado por sua obediente e humilde serva, a autora.”. 
Amor e Amizade & Outras Histórias

Love and friedship
Jane Austen
Tradução: Rodrigo Breunig
TAG – L&PM Pocket
124 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário