sexta-feira, 9 de junho de 2023

Veríssimas



Sinopse: O publicitário e jornalista Marcelo Dunlop tinha apenas dez anos quando descobriu, lendo um texto de Luís Fernando Verissimo, que até a morte podia ser engraçada. Deslumbrado com o achado e às gargalhadas, o menino recortou a crônica do jornal e passou a fazer o mesmo com várias outras. Duas décadas depois, eis aqui o resultado da empreitada: uma seleção de pérolas garimpadas em toda a obra do escritor. Salpicada de cartuns raros recolhidos no baú do autor, esta coletânea traz cerca de oitocentos verbetes – ou Veríssimas - em ordem alfabética. Conduzido e instigado por esse alfabeto particular, o leitor seguirá se divertindo de A a Z com as comparações, máximas, mínimas e metáforas do mestre do humor sintético.

Em minha saga para me adaptar a leituras no Kindle - por favor, não me julguem, ainda possuo um apego enorme ao que me permite folhar as páginas com os dedos - eis aqui a minha segunda resenha de um livro lido pelo simpático aparelho.

Como a sinopse já indica, Veríssimas é uma coletânea em um formato que lembra um dicionário, organizada pelo jornalista Marcelo Dunlop e cujas as ilustrações foram selecionadas pela Fernanda Veríssimo e pelo Fraga.

Abismo: Se o mundo está correndo para o abismo, chegue para o lado e deixe ele passar.


Logo de início temos uma espécie de resumo feito pelo Antônio Prata sobre o próprio Luís Fernando Veríssimo, lembrando-nos de sua paternidade em relação ao Analista de Bagé, sua torcida por um dos times gaúchos de futebol e claro aos livros que são referência nesta coletânea de frases, reflexões e sacadas sobre o cotidiano do passado e presente, com um toque de futuro.

Seguindo de um texto do próprio Marcelo Dunlop que se diz um dos dezessete leitores deste autor gaúcho, conta realizada pelo próprio escritor que parece ter um desvio de erro um pouco acima da margem. Da primeira tirinha lida em uma revista até a ideia de um livro que reunisse um pouco de tudo, como forma de homenagear o octogésimo aniversário do autor. 

Amanhã: Temos que confiar no amanhã. A não ser que descubram alguma coisa contra ele durante a noite.


Tornando Veríssimas além de uma homenagem, uma ótima justificativa para quem não gosta de colocar nada fora, já que Dunlop utilizou os recortes e livros que ele guardava para reler depois - e assim efetivamente fez a segunda leitura - além das que entraram de bônus após pesquisas em jornais, revistas e na própria Biblioteca Nacional.

E assim entramos no universo de Luís Fernando Veríssimo e de suas opiniões que vão de frutas, passando por atividades de lazer, Adão e Eva, sexo, geografia, história, amor... tudo com uma fina ironia que me arrancaram de pequenos sorrisos a gargalhadas.

Brasil: No Brasil o fundo do poço é apenas uma etapa.


Algumas definições seguem atualizadíssimas, como para Amigos, onde ele afirma que opiniões podem custar amizades, um retrato fiel do que viraram alguns grupos de amigos e familiares não só no Brasil nos últimos anos.

Ou sobre a corrupção no Brasil, cujas contas não fecham desde o tempo de Cabral começou a negociar com os índios.

Burrice: Deus nos livre da burrice alheia, que a nossa é pitoresca.


Há frases sobre a vida, como o fazer aniversário, arrependimentos e aposentadoria, onde este seria último seria um vagabundo sem culpa e com uma renda insuficiente.

Não posso deixar de citar o esporte mais popular em terras brasileiras, o Futebol aparece através da rivalidade com o país vizinho, posições no campo entre outros.


O que eu achei de Veríssimas


Eu gosto muito da escrita do Luís Fernando Veríssimo, era uma leitora frequente de suas crônicas no jornal e de seus livros, e gostei muito da coletânea feita, que me ajudaram a matar saudades do autor.

Pois ao mesmo tempo que ela nos conta um pouco da nossa história, ela nos diverte em uma leitura leve, que combina com aquele dia que você quer relaxar, ou para aliviar depois de uma ressaca literária.

Carpe Diem: Viva todos os dias como se fosse o seu último. Um dia você acerta.


Não é um livro que precise ser lido de cabo a rabo correndo, sendo muito fácil combina-lo com outras leituras. Eu gostava de ler de manhã, quando estavam todos dormindo e tinha preguiça de acender a luz. O que não deixa de ser uma forma de começar o dia com bom humor, embora algumas das palavras e frases que as acompanham me fizeram refletir como não temos evoluído em diversas questões.

Ficando assim a dica para quem curte comédia, livros leves e claro, o próprio Veríssimo.


Ver!ssimas
Luís Fernando Veríssimo
Editora Objetiva
2016 - 224 páginas


2 comentários:

  1. Achei muito interessante o formato do livro e o tema também. Depois de sua resenha vou começar a ler Veríssimas.

    ResponderExcluir
  2. A escrita de Luis Fernando Verissimo é uma delicia! E nos colocam para pensar. Vou dar uma procurada nesse Verissimas!

    ResponderExcluir