quarta-feira, 16 de outubro de 2019

A Mão e a Luva



Sinopse: Publicado inicialmente em formato de folhetim, A mão e a luva foi lançado como livro em 1874. Nesta obra, o célebre Machado de Assis apresenta ao leitor uma de suas tramas mais românticas: Guiomar, uma jovem adotada pela madrinha baronesa, precisa escolher um dos seus três pretendentes. Essa dúvida envolve o conflito permanente da protagonista, que se vê angustiada com a dicotomia entre emoção e razão. O autor utiliza as reflexões para fazer uma análise complexa da alta sociedade da época, na qual, ao que tudo indica, não havia espaço para sonhadores e ingênuos. 

Terceiro e último exemplar dos clássicos enviados pela TAG como mimo do mês de julho, A Mão e a Luva é o segundo romance de Machado de Assis, que foi inscrito para um folhetim no jornal O Globo.
O romance é anterior ao século XX, mas a personalidade forte da personagem Guiomar faz com que a história possa ser de qualquer época. Embora bela e delicada, a moça se mostra dona do seu nariz, sabendo usar de sua esperteza para ajustar os acontecimentos conforme as suas vontades.

Na história Guiomar é uma jovem órfã criada por sua madrinha, uma mulher de posses que a trata como filha. A união das duas tiveram grandes perdas: Guiomar perde os seus pais, e a baronesa tem na afilhada uma forma de substituir a filha falecida precocemente.

Mas o primeiro personagem a ser apresentado ao leitor Estêvão, um apaixonado por Guiomar há muitos anos que não consegue conquistar o seu amor devido à personalidade um tanto indecisa. Ou em outras palavras um cara tão perdido na vida que chega a ser chato.

Outro pretendente para a moça é o sobrinho de sua madrinha. O casamento de Guiomar e Jorge representam a realização da senhora, tal desejo faz com que a governanta inglesa, Mrs. Oswald, tente ser o cupido da história. O que falta aqui é qualquer sentimento de amor, já que a união entre os dois parece ser mais uma forma do rapaz ficar com toda a herança da tia.

Fechando o trio de pretendentes está o ambicioso e objetivo Luís Alves, amigo de Estevão, o advogado que sabe bem controlar as suas emoções tem como objetivo ser político, e trata Guiomar com cortesia, às vezes até com certo desinteresse.

Inicialmente Guiomar é um mistério para o leitor. Sua mistura de gentileza e frieza no tratamento que dispensa aos rapazes que lhe fazem a corte não permitem saber os seus reais sentimentos. A única certeza inicial que temos é do seu apreço pela madrinha. Mas no decorrer dos atos é possível entender o que ela procura.

A forma narrativa utilizada por Machado de Assis é bastante interessante, pois a maior parte do tempo ele nos conta a história em terceira pessoa, mas em certos momentos é como se o escritor conversasse diretamente com os seus leitores - na qual ele julgava serem na verdade apenas leitoras.

A Mão e a Luva é um livro de leitura rápida e bastante fácil, como um bom folhetim ele desperta a curiosidade de quem o acompanha para saber quais os verdadeiros pré-requisitos para conquistar o coração da protagonista da história.

Reviravoltas sutis acontecem para dar mais emoção ao enredo que às vezes é quase linear, principalmente nas partes que temos o personagem Estevão ocupando o centro da trama. Uma leitura para ver que os clássicos brasileiros não são sinônimo de leitura sofrida.

A Mão e a Luva
Machado de Assis
TAG – L&PM Pocket
1874 – 175 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário