quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Todos Nós Adorávamos Caubóis



Sinopse: Era o ar da serra, nós estávamos ali, com cinco ou seis anos de atraso, mas ali, finalmente ali. Tínhamos sobrevivido a uma briga que continuava pairando sobre nós, a Paris, a Montreal, à loucura das nossas famílias. Aquela viagem era mais um fracasso irresistível.

No mês de Agosto a indicação de Noemi Jaffe para a TAG Curadoria foi a Road Trip da escritora Carol Bensimon pelo interior gaúcho.
Todas as ótimas ideias já pareceram más ideias em algum momento.
Narrado em primeira pessoa pela personagem Cora, temos uma jovem adulta, filha de pais separados, que atualmente mora em Paris. Após ser avisada pelo pai que o seu meio-irmão iria nascer, ela utiliza a passagem oferecida para colocar um antigo plano em ação.

Assim ela chama sua amiga e objeto de desejo Julia para fazer uma viagem pelas estradas do interior do Rio Grande do Sul. As duas não se veem a anos, desde que Julia resolveu ir embora para Montreal.

Por alguns instantes, nós ficamos sozinhas ali, sem saber se batíamos palma ou coisa que o valha.

O plano é seguir sem rumo, mas com destino final a cidade natal de Julia. Mas aqui não estamos falando de um livro de descobertas, e sim um livro de fuga, Cora, como boa menina mimada prefere correr a encarar a realidade.

O livro é curto e de rápida leitura, mas também é superficial devido à escolha narrativa da escritora. Cora é uma mulher alienada, que vive ao redor do próprio umbigo. De seus diálogos pouco se aproveita, de seus pensamentos temos apenas reclamações e julgamentos.

O reencontro. A proposta da viagem. Tudo agora pressupunha alguma lógica.

Nada é bom para a pobre menina rica. Ela desdenha, desqualifica tudo e todos. Parece ter sempre um dedo pronto para apontar e julgar. E pronta para espernear caso se sinta julgada.

Sobre Julia temos apenas a visão de Cora. Sabemos que como a narradora ela também não sabe lidar com as emoções, que as relações familiares apresentam problemas, e a sua vida até ali foi bem diferente da amiga.

De novo eu pensei em como seria ir embora dali de repente.

E se Julia é uma personagem que ajuda a seguir com a leitura, é também o ponto de questionamento pela história não ter relatado o lado dela, já que a mesma parece ser muito mais rica em conteúdo e informações do que a pessoa que nos conduz.

Os demais personagens, assim como as paisagens, são apenas relances, figurantes que servem para observar o caráter de Cora, que julga o vinho ruim, as cidades tristes, as hospedagens decadentes. 

Era meu lado meio adolescente rebelde que ainda não havia se apagado de todo.

A soma disso tudo tornou essa uma das resenhas mais difíceis de escrever, pois é o tipo de história que você não ama nem odeia, mas simplesmente esquece. Ao virar a última página fica o sentimento se não deveria ter ocupado o tempo com outro livro.

Talvez o fato mais surpreendente de tudo seja que o livro tinha uma base muito rica para se construir o tipo de história que prende o leitor, mas a narrativa fraca impediu qualquer envolvimento maior.

Todos Nós Adorávamos Caubóis
Carol Bensimon
TAG – Companhia das Letras
2013 – 196 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário