terça-feira, 8 de outubro de 2019

O Epinício de Sangue



Sinopse: O ar medieval de Toledo, antiga capital da Espanha, sempre instigou a imaginação de Triana. Quando uma série de eventos misteriosos e sinistros acontecem, ela sente-se no limite da insanidade, incapaz de diferenciar entre fantasia e realidade. No entanto, seus instintos persistem em alertá-la do perigo e revelam que as ruas sinuosas e estreitas se transformaram no palco de confrontos entre anjos, demônios e decaídos, que acreditam que ela é a peça chave de uma antiga profecia.

Foi comentando um blog de literatura que o meu caminho virtual cruzou com a da autora brasileira Sinéia Rangel, que gentilmente me enviou o seu livro para ler e agora eu divido as minhas impressões nesta resenha.

O cenário de O Epinício de Sangue é a cidade medieval de Toledo, na Espanha, cujas ruas e locais históricos encantam e mexem com a imaginação dos seus visitantes.
Os decaídos, como ficaram conhecidos, perderam seu halo, suas asas e com eles sua imunidade à dor e ao sofrimento.
Na história a cidade é o lar de Triana, uma jovem estudante que está no ano final da escola, possui pais amorosos e uma melhor amiga que adora se apaixonar.

Mas toda a sua rotina muda quando figuras místicas a cercam, e ela descobre toda a verdade sobre as origens da sua família paterna.
Ao contrário da maioria dos adolescentes que conhecia, era a sensação de viver num século passado o que mais gostava.
Por ser um livro indicado ao público jovem com mais de 16 anos, há também romance, e aqui temos Martín, um anjo que se prepara para se tornar arcanjo e nada mais nada menos que filho de Miguel. Sua missão é observar Triana, mas ele acaba se apaixonando pela moça e precisa se decidir em desafiar ou não as regras celestiais.

Ao ler esta fantasia juvenil me vieram na memória cenas da série Supernatural, e de livros como Apocalipse, onde anjos e demônios estão sempre preparados para a guerra, enquanto o equilíbrio dos humanos é ameaçado. 

Mas o grande diferencial, e no qual eu considero um mérito do livro, é trazer uma nova face para Lúcifer, quebrando o que temos em nossa imaginação.  E apresentar para o público jovem figuras como Lilith, a primeira mulher que teria sido criada por Deus.
Lúcifer nunca desejou a destruição dos homens, tampouco queria governar, seu único pecado foi apaixonar-se.
A narrativa é predominantemente em primeira pessoa, sendo narrado a maior parte do tempo por Triana em uma linguagem rápida, onde a ação dos seres místicos divide espaço com questionamentos típicos adolescentes, que vão da personalidade, passando pelo sexo até os relacionamentos.

Cada capítulo usa uma frase, que pode ser de uma música - para quem busca playlist existe uma com o nome do livro no spotify - ou de outros livros, entre eles o clássico de Miguel de Cervantes: Don Quixote, cujo fidalgo possui relação com a cidade de Toledo.
Havia tantas páginas marcadas pelo desgaste, resultante do manuseio frequente, que abria nos meus trechos favoritos sem qualquer esforço.
Eu, como leitora adulta, senti falta de mais detalhes em relação aos anjos, ambiente menos explorado na história, assim como do próprio Miguel, já que Lúcifer e Samael possuem uma participação mais ampla. Ficando a sensação que uma nova história poderia surgir deste meio.

O livro é vendido em formato de e-book, tornando mais fácil seu acesso principalmente pelo público alvo. A mistura de fantasia e romance pode ser uma boa pedida para quem procura uma leitura rápida ou ficou órfã de livros no estilo Saga Crepúsculo, só que agora com um toque brasileiro.

Sinéia Rangel
436 páginas – 2019
Produzido pela escritora, o livro é vendido pela Amazon.com.br

2 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa!!!

    Obrigada por aceitar o convite para embarcar nessa aventura. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço a oportunidade de conhecer o teu trabalho.
    Beijos.

    ResponderExcluir