terça-feira, 23 de março de 2021

Longo e Claro Rio

 


Sinopse: Duas irmãs cruzam as mesmas ruas, mas seus caminhos não poderiam ser mais opostos - até que uma delas desaparece.

No mês de Fevereiro/21 recebi pela minha assinatura da TAG Inéditos o livro Longo e Claro Rio da escritora norte-americana Liz Moore. O mimo foi um aromatizador de ambientes com cheiro de bambu.

A policial Michaela, mais conhecida por Mickey, faz a patrulha pelas ruas do bairro de Kensington na Filadélfia. O bairro da sua infância já foi uma área residencial próspera, cheio de belas casas  e famílias de comercial de margarina. Mas após passar por uma lenta degradação, virou ponto de encontro de opioides e prostitutas.


Alguém tão apavorado de ser chamado de pobre, fraco ou burro que nem sequer admite as próprias deficiências nesses quesitos.


A irmã de Mickey, Kasey, é uma dessas mulheres que vende o corpo para sustentar o vício. As duas não se falam, mas é silenciosamente que a policial toma conta da caçula, escolhendo um café estratégico para acompanhar a sua vida. Mas um dia ela some, e misteriosos assassinatos começam a ocorrer na região.

Utilizando a narrativa em primeira pessoa, Liz Moore nos coloca na cabeça e visão de Mickey, dividindo a história em agora e antes, proporcionando assim montar aos poucos o quebra-cabeça do contexto onde as duas irmãs estão inseridas. 


Sem a risada, sua ausência era perceptível, o silêncio na casa era ameaçador e estranho.


No agora temos uma Mickey tentando descobrir onde está a irmã, enquanto lida com um chefe que não gosta dela, um filho com quem precisa deixar com uma babá que não conhece direito devido ao fato do pai não ajudar, uma vizinha curiosa, o parceiro de ronda afastado após um ataque, e uma família que a trata com desconfiança devido a acontecimentos do passado.

Já no antes temos uma infância sem amor, uma mãe morta pelas drogas e um pai de paradeiro desconhecido, que fazem Mickey crer que talvez esteja morto também. Há também a avó seca e objetiva, onde os braços nunca estiveram abertos para consolar. Além de um vínculo entre irmãs que vai se distanciando com o tempo até ser quebrado de vez pelas drogas.


Se ela tivesse um parceiro nessas empreitadas, alguém para contribuir com um contracheque, alguém com quem prantear a morte da filha única, talvez a sua vida e a nossa tivessem sido melhores.


Liz Moore consegue abranger em uma história tensa e muito bem escrita várias situações vivenciadas pela protagonista, do machismo dentro da profissão de policial, da alienação parental, da dificuldade de criar laços com outras pessoas, das etapas do vício até a destruição física e psíquica de uma pessoa.

Como alavanca para tudo isso uma série de assassinatos, cuja autoria é um mistério, gerando aflição em Mickey a cada corpo descoberto, com o medo de ver ou ouvir o nome de Kacey. Ao mesmo tempo que ela corre contra o tempo em sua busca, ela também passa a entender um pouco mais as pessoas com as quais conviveu, tendo que administrar magoas e injustiças.


De vez em quando, penso ver minha irmã, mas acabo descobrindo que não é ela, que a pessoa na verdade não tem nada a ver com ela.


Como nem sempre tudo são flores, o que me incomodou um pouco durante a leitura foi a fonte utilizada na edição. As letrinhas pequenas não foram de todo agradáveis para ler ao anoitecer. 

De modo geral, gostei bastante da história, que foge dos clichês, desde a escolha da personagem principal até da forma como aborda cada assunto, onde o detalhe das cenas nos traz um realismo impressionante de cada local e fato descrito. 


Toda manhã traz consigo uma possibilidade de mudança, e toda noite a vergonha do fracasso.


Então sim, fica a dica de uma leitura válida para quem gosta de um policial, para quem gosta de histórias com bases reais - a epidemia de opioides não é ficção nos Estados Unidos - ou para quem simplesmente gosta de ler um bom livro.


Longo e Claro Rio
Long Bright River
Liz Moore
Tradução: Fernanda Abreu
TAG Inéditos - Trama
2020 - 351 páginas

Ficou interessado em assinar a TAG? Indique o meu código de amigo ANDJ8CMF e ganhe 30% de desconto na primeira caixinha.

7 comentários:

  1. Oi
    Eu gostei da sugestão de livro 🙂a temática do livro é bem interessante

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante essa sinopse de Longo e Claro Rio. Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava empolgada até você falar das letrinhas pequenas hehehe ODEIO letrinhas pequenas ou com fonte muito diferente. Não enxergo direito poxa hehehe

    ResponderExcluir
  4. Não curto muito livro policial, mas a história parece ser legal pelo o que vc escreveu, fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas já gostei bastante de conhecer. Ser uma história tensa é algo que me anima, pois amo obras com essa pegada. Também gostei bastante do fato de trazer tantos temas importantes e atuais. Quero ter a oportunidade de ler o quanto antes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Adorei a indicação. Acho que a TAG tem acertado cada vez mais nos livros que traz, e esse parece ser muito bom. Aliás, que edição linda também! Ótima resenha, e com certeza dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Uma excelente dica de de leitura. Parece ser uma boa pedida literária!

    ResponderExcluir