quinta-feira, 25 de março de 2021

Sula

 


Sinopse: Neste brilhante romance de Toni Morrison, acompanhamos a história de Nel Wright e Sula Peace - mulheres que se conheceram quando crianças na pequena cidade de Medallion, Ohio. Nel cresce e se torna um pilar para a comunidade negra da cidade, mas Sula se transforma em uma pária. Contudo, as amigas permanecem ligadas por um terrível segredo do passado. Cheio de vigor, Sula é um livro impactante sobre a amizade entre duas mulheres e a pressão que a sociedade exerce sobre o desejo feminino. Uma das principais obras de Toni Morrison, traz toda a maestria da primeira escritora negra a ganhar o prêmio Nobel de literatura.

No mês de fevereiro a TAG Curadoria fez um repeteco de curadora e autora. Tendo novamente Evaristo Conceição para fazer a sua indicação, depois de O Olho Mais Azul, ela recomenda Sula, outro livro da escritora americana Toni Morrison. O mimo foi um jogo americano de duas peças.

No estado de Ohio, nas colinas acima da cidade no vale de Medallion, fica o Fundão. Local onde moram os negros da região.


Com a exceção da Segunda Guerra Mundial, nada nunca atrapalhou o Dia Nacional do Suicídio.


Entre os moradores, todos os tipos de pessoas, como Shadrack, que retornou da primeira guerra mundial e institucionalizou o dia 3 de janeiro como o Dia Nacional do Suicídio.

Ou como Helene, uma filha de prostituta criada pela avó na cidade de New Orleans, que ao se casar e se mudar para o fundão, assume o seu papel na sociedade local após ingressar na igreja negra mais conservadora.


Depois que as pessoas entenderam os limites e a natureza de sua loucura, conseguiram encaixá-lo, por assim dizer, no contexto mais geral.


Há também Eva Peace, dona da hospedaria, mora com os filhos, neto, hóspedes e crianças que adota. Muitas lendas envolvendo a perda de sua perna correm pela cidade, mas nada disso diminui a sua força.

Mas quem movimenta essa história, que inicia em 1919 e finaliza em 1965, são duas meninas aos quais acompanhamos o crescimento. Nel é filha de Helene, Sula é neta de Eva e filha de Hanna.


Uma mulher que vencia todas as batalhas sociais com o porte e a convicção quanto à legitimidade de sua autoridade.


Uma vem da ordem e organização, outra da confusão e liberdade, e isso as torna melhores amigas, em suas aventuras e desventuras, que vão dos primeiros desejos sexuais, a reação em frente à morte, até a forma como cada uma escolhe o seu caminho.

Usando o crescimento das duas meninas, Toni Morrison traz novamente a questão física, quando meninas tentam afinar os seus narizes com prendedores e mulheres alisam seus cabelos, até a forma como cada uma lida com a sua sexualidade.


Ali estava seu rosto, os olhos castanhos singelos, três tranças e o nariz que a mãe odiava.


Ao mesmo tempo quando Sula se torna mulher e assumi uma liberdade comparada ao de um homem branco no livro, onde suas escolhas vão conforme os seus desejos, não se importando se isso irá machucar os demais, ela muda todo o comportamento da sociedade do Fundão.

Quando as pessoas veem maldade em Sula, passam a fazer o seu melhor, seja na forma de cuidar os seus filhos, na relação com o seu parceiro, no trato com outras pessoas. Aparências que não revelam os seus verdadeiros sentimentos, devido à necessidade de se mostrar diferente de quem julgam.


Em sua lascívia, que a idade transformara em bondade, moviam os lábios como se para remexer o gosto de suor jovem na pele firme.


Sula é um livro relativamente curto, narrado em terceira pessoa, a escrita fluída da autora permite vivenciar rapidamente os acontecimentos juntos com os personagens, que são extremamente humanos, isto é, com suas qualidades e falhas.

O Fundão me remeteu as favelas do Rio, com suas comunidades fechadas e seus próprios segredos. E por isso nem todas as perguntas são respondidas ao leitor, deixando algumas respostas a cargo da imaginação. 


Depois que esse dia acabasse ela teria uma vida inteira para fazer barulho pela casa e consertar os estragos.


É curioso como Toni Morrison vai de questionamentos básicos da psicologia como a relação pais e filhos, ao abordar a diferença de amar e gostar, até a utilização de um leve toque de realismo mágico para acentuar as crenças entre os moradores.

A personagem Sula está claramente a frente de qualquer tempo, já que seria facilmente julgada nos dias de hoje. Ao mesmo tempo ela tem atitudes que me impediram de criar simpatia por ela.

Confesso que finalizei a leitura sem uma opinião formada, levando alguns dias para refletir sobre a história. Minha conclusão é que gostei, mas não tanto quanto havia gostado de O Olho Mais Azul.

Se recomendo a leitura? Com certeza! O livro traz um outro olhar sobre a sexualidade feminina, ponto que considero o mais forte da narrativa, de uma forma natural que pode proporcionar questionamentos ainda nos dias de hoje, mostrando mais uma vez que não evoluímos tanto assim.


Sula
Toni Morrison
Tradução: Débora Landsberg
TAG Curadoria - Companhia das Letras
1973 - 189 páginas

Ficou interessado em assinar a TAG? Indique o meu código de amigo ANDJ8CMF e ganhe 30% de desconto na primeira caixinha.

9 comentários:

  1. Ainda não li o livro, mais gostei da escrita da autora, é uma história emocionante, e que trás reflexões, anotado a dica do livro bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Querida, Tudo bem?
    Não conhecia esse livro mas estou muito curiosa:)
    Muito obrigada:) Bjs Karina

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser maravilhoso. Ainda não li, mas quero muito.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, não conhecia essa obra de Toni Morrison, pela sinopse é boa mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li, mas a vi muita gente falando sobre. Ja quero ler

    ResponderExcluir
  6. Eu amo um romance, já quero ler esse livro! amei

    ResponderExcluir
  7. Uau uma obra e tanto, gostei da sua resenha deu vontade de conhecer mais do autor e ler o livro 😘
    Um beijinho enorme **

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Algo que me chamou bastante atenção foi
    quando você disse: "ordem e organização" e "confusão e liberdade", serem bastantes amigas então seria mais uma prova que os opostos se atraem rsrs, gostei da resenha

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!
    Ainda não conhecia esse livro mas fiquei curiosa para ler essa obra.
    Parabéns pela resenha, ela está muito bem escrita e os quotes que você selecionou são muito bons.
    Obrigada pela dica de leitura! :)

    ResponderExcluir