terça-feira, 9 de março de 2021

Em águas profundas


Sinopse: Para evitar o divórcio, Vic concorda que Melinda tenha quantos amantes quiser. Mas, na tentativa de afugentar os casos da mulher, passa a se dizer responsável pelo assassinato de um deles. Até que a situação foge do controle.

Vic é um homem comum, conhecido pela sua calma, paciência e simpatia. Dono de uma pequena editora que produz livros artesanalmente e não dá lucro, ele vive de dinheiro herdado, o que lhe permite uma vida bastante confortável. Ele mora na cidade de Little Wesley, onde vive junto a amigos em um estilo interiorano, onde quase todos se conhecem, ao mesmo tempo estando bastante próximo de Nova York e de todas as suas facilidades. 


Era a boca que tornava seu rosto ambíguo - já que também dava para ler nele certa amargura - porque os olhos azuis, largos, inteligentes e previsíveis, não davam nenhuma pista do que ele estava pensando ou sentindo.


Casado com Melinda, eles têm uma filha, Beatrice. Seria o retrato típico da família feliz, se não fosse os pequenos detalhes. O casal dorme em quartos separados, a pequena Trixie é mimada pelo pai e ignorada pela mãe, e Melinda não esconde os seus casos de ninguém, tratando Vic como se ele fosse mais um empregado do que um marido, embora dependa totalmente dele financeiramente.

Como Melinda sempre pede aos anfitriões das festas para as quais o casal é convidado a inclusão do seu amante do momento, Vic precisa aturar em todos os encontros conselhos do melhor amigo, olhares de pena das mulheres e muitos pratos e copos cheios, como se estes fossem uma forma de consolo.


Raramente via um sorriso em rostos estranhos, mas era tudo o que via entre seus amigos.


Cansado de tanta humilhação, um dia ele lembra de um ex-amante de Melinda, cuja morte ainda não foi solucionada, e tem uma ideia. Aproveitando um momento a sós com o mais recente amante da esposa, Vic mente ao se dizer responsável pelo homicídio, e logo a notícia se espalha pela cidade, fazendo com que o rapaz vá embora e Melinda não consiga se relacionar com ninguém. 

A paz de Vic acaba no dia em que o verdadeiro assassino é descoberto e noticiado em todos os jornais. Com isso Melinda retorna ao seu estilo de vida, mas uma chave já virou na cabeça de Vic, e agora a sua paciência com as humilhações cotidianas não é mais a mesma, e tudo depende de um senso de oportunidade.


Trixie já estava acostumada com a ausência da mãe em horários estranhos. Afinal, fora assim a maior parte de sua vida.


Utilizando a narrativa em terceira pessoa para acompanhar o cotidiano de Vic, Patricia Highsmith te leva a compreender de certa forma o que a convivência com Melinda desencadeia, ao mesmo tempo que levanta questionamentos do que leva a mulher ter determinadas atitudes. 

Em Águas Profundas se tem uma proximidade muito grande com Vic, mas não sabemos o motivo que leva Melinda a agir de uma forma aparentemente egoísta. Seu comportamento é reflexo de uma mulher imatura? É uma forma de ela chamar atenção? O que ocorre, e principalmente o que sente essa mulher é algo que desconhecemos totalmente.


Uma descarga de ódio reprimido: talvez fosse uma metáfora melhor do que a de desatar o nó.


Em um relacionamento doentio, a maior vítima deste mundo adulto é justamente a pequena Trixie, que assiste a tudo isso sem filtros, e ouve os comentários acerca dos seus pais pelas bocas de amigos e colegas. E assim ela cresce com uma visão distorcida, ao ver o pai como herói quando os amigos lhe perguntam se o mesmo é um assassino.

Em uma bonita edição da Intrínsecas, este clássico de 1957, que é totalmente atemporal e poderia acontecer em qualquer cidade, foi enviado como mimo no clube de assinaturas da mesma, como ação dos relançamentos da autora que serão feitos pela editora agora em 2021.


É uma doença mental caracterizada pela perda de contato com o meio em que se vive e pela dissolução da personalidade.


Eu, que nunca havia lido nada da Patricia Highsmith, apenas visto o filme baseado no livro O Talentoso Ripley, adorei o estilo de escrita, os sentimentos que ela desperta, o envolvimento que ela permite com os personagens, tornando a leitura instigante e ao mesmo tempo reflexiva.

Na sua narrativa existe morte, mas a força não está no assassinato, mas na psicologia de cada personagem, que podem nos fazer julgar, e até mesmo compreender quem está agindo da forma incorreta, embora fiquem algumas interrogações.

Para quem curte um bom suspense psicológico, a leitura é mais do que recomendada. O efeito colateral é a possibilidade de, assim como eu, ficar com vontade de ler mais livros da escritora.


Em Águas Profundas
Deep Water
Patricia Highsmith
Tradução: Roberto Muggiati
intrínseca
1957 - 299 páginas


17 comentários:

  1. Adorei a resenha, e os trechos que você colocou já me deixaram com uma baita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. O livro tem uma história que deixa o leitor preso na leitura, Vic é um homem pacífico mais ele age de uma forma errada, principalmente em permitir que a mulher tenha outros amantes, fiquei curiosa pelo final da história bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Querida, Tudo bem?
    Amei o post e a resenha, fiquei muito curiosa:)
    Muito Obrigada
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  4. Quando você começou a falar sobre o livro eu achava q era sobre um relacionamento aberto, o famoso combinado ...
    Por um momento senti "pena" do Vic, mas quando você faz as pergunta do motivo dela fazer isso, aí fiquei na dúvida cruel.
    Independente do que a outra fez ou não nem no mundo real ninguem merece passar isso ... :/
    Acredito que esse seria um livro que eu leria e recomendaria.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada dessa autora. A capa do livro está belíssima. Eu amo um bom suspense psicológico e com certeza vou colocar esse livro na minha lista. Coitada da pequena Trixie vivendo no meio disso tudo.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, fiquei com vontade de ler e conhecer o final, mas achei a sua resenha super completa, adorei 😍
    Um beijinho enorme **

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Eu adorei a sugestão é bem interessante a história 🙂 já quero ler

    ResponderExcluir
  8. Só a sinopse já me deixou intrigada e com vontade de ler e ao longo do post fiquei na vontade de recomendar um médico pra essa Vic kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a sua resenha! Esse eu nao conhecia, fiquei curiosa para ler

    ResponderExcluir
  10. Adorei ler a sua resenha fiquei bastante curiosa com esta historia
    parabéns
    beijos felizes

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Adorei a dica! Eu já tinha visto esse livro por ai por conta da edição, mas não tinha parado para ler sua premissa. Parece ser bem instigante mesmo hein?! Fiquei curiosa. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Você me deixou muito curiosa pra ler esse livro com a sua resenha. Gosto bastante de livros que instigam a nossa curiosidade, porque não dá vontade de parar de ler até descobrir todo o mistério. Enfim, vou procurar pra baixar no kindle e ler em breve.
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
  13. normeide neto de carvalho13 de abril de 2021 às 16:36

    Adorei a resenhado livro "em águas profundas¨, difícil entender as relações humanas e como algumas pessoas se submetem a relacionamento abusivo e negativo feito esse. Fiquei muito curiosa para conhecer o livro na integra e entender cada detalhe.

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha sobre o livro Em Aguas Profundas, me criou a curiosidade para ler. Já vou procurar para baixar.hahahaha

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante os livros e principalmente a visão crítica que dão na interpretação. Fiquei com cadeirinha de comprar para ver qual seria a minha visão disso tudo! Quando comprar venho avisar :)

    ResponderExcluir
  16. Parece um daqueles livros que a gente não consegue parar de ler esse livro Em águas profundas! Eu gosto de suspense rsrs vou colocar na minha sacolinha para a próxima compra. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  17. O livro Em águas profundas parece esses que a gente não consegue parar de ler até chegar no fim! Adorei a dica, já vou coloca-lo na minha sacolinha para comprar rsrs

    ResponderExcluir