domingo, 7 de outubro de 2012

O Príncipe Sapo e Outras Histórias


Na semana do dia da criança, escolhi os Contos de Grimm Volume 2, onde são reunidas 24 histórias, algumas adaptadas e outras que podem ser uma verdadeira novidade para o leitor.

Em “A Gata Borralheira” encontramos uma versão um pouco mais sangrenta, já que as irmãs cortam pedaços dos pés para que os mesmos entrem no sapatinho de cristal. Já “O Príncipe Sapo”, conto título deste livro, apresenta um típico final feliz.

Como de costume, nas histórias iremos encontrar bonitas princesas, bruxas, pobreza e riqueza. Também há distorção de moral, sentimento de vingança e muitos símbolos para quem gosta de analisa-los.

Um exemplo é “A Luz Azul”, onde um anão mágico se torna a salvação para um soldado dispensado sem um tostão e sua máquina de matar. Ou em “Abibe”, onde o personagem título coloca a esposa para morrer em seu lugar para se salvar.

“Pele-de-asno” pode chocar um leitor mais desavisado, ao mesmo tempo sinalizar um problema bastante antigo, se lembrarmos que Jacob e Wilhelm Grimm começaram a publicar em 1812.

Um livro para recordar a época do Era uma vez em um tom nem tão inocente assim e indicado mais para os pais do que para os filhos.


Contos de Grimm Volume 2 – O Príncipe Sapo e Outras Histórias
Irmãos Grimm
Tradução: Zaida Maldonado
L&PM Pocket
204 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário