sábado, 26 de janeiro de 2013

O Mestre dos Quebra-cabeças



De forma delicada e envolvente, a autora Betsy Carter usa como base a história de sua própria família para falar aos leitores sobre os imigrantes judeus nos Estados Unidos. Seus personagens bases são o lituano Simon e as irmãs alemãs Grossman no período que vai de 1892 a 1936.

Simon é enviado ainda menino, sozinho, em um navio. Chegando a New York, consegue uma vaga em uma pensão e aprende a se dividir entre o trabalho e estudos. Logo cedo descobre o preconceito e os espertinhos. Com grande talento para desenho e criação, ele se torna um homem de negócios rico e conhecido principalmente por seus quebra-cabeças. Sua paixão é Flora Grossman, sua esposa, que como ele, veio cedo com a irmã Seema para os Estados Unidos e foi acolhida por um casal de tios.

Flora é sonhadora e apaixonada, junto com o marido, permanece seguindo tradições e possui uma postura tradicional de dona de casa, só saindo da casa de seus tios no momento do casamento. Seema é sedutora e já não se apega a suas raízes, permitindo inclusive que um amante altere o seu sobrenome para Glass. Em comum, elas possuem como ponte a antiga pátria, onde estão a mãe, uma irmã e sua sobrinha, o que faz com que o nazismo seja uma preocupação mesmo a distância.

Mas ao contrário do que se possa imaginar, o livro não é sobre a guerra, e sim sobre família, encontros e desencontros, culpa, ambição, descobertas, mágoas e saudade. Com narrativa em terceira pessoa, o livro é bastante leve, a história cativa, e os personagens parecem virar amigos próximos, onde suas escolhas e ações são muito humanas.

Um livro encantador, que mistura ficção e realidade, sendo perfeito para quem busca uma leitura agradável sem ser superficial. E o melhor de tudo, encontrei novinho em folha em um dos balaios de oferta da Feira do Livro de Porto Alegre, sendo um exemplo de como é bom dar uma procurada com carinho em cada banca.

O Mestre dos Quebra-cabeças
Betsy Carter
Tradução: Sonia Pinheiro
Editora Planeta
2009 – 351 páginas

2 comentários:

  1. adorei seu blog. linkei sua resenha no meu blog. =)

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Ficamos felizes.
    Se quiser acompanhar as leituras dos livros resenhados, nos procure no face: https://www.facebook.com/literamandoliteraturando/
    Abraços

    ResponderExcluir