quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Árvore dos desejos



Sinopse: Delicado, engraçado e profundo, Árvore dos desejos é um conto de fadas moderno sobre o poder da amizade e da empatia, mostrando que muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.

Red é um carvalho-vermelho-americano, também conhecida como Quercus rubra, que está com duzentos e dezesseis anos de idade. Ela faz sombra para duas casas, abriga diversos animais em suas áreas ocas e seus galhos, e é a narradora desta história.

É difícil conversar com as árvores. Não somos muito boas de papo furado.

Péssima contadora de piadas, ela viu a região surgir, imigrantes construírem casas a sua volta, e participar de uma tradição irlandesa quando uma jovem pendura no dia 1º de maio uma fita com um desejo descrito, o que primeiro gerou sorrisos ganhou admiração quando mais tarde ele é realizado. Com o passar dos anos as fitas e pedidos aumentam, do mais simples ao mais absurdo, se tornando uma tradição na comunidade.

Mas no período atual da nossa narradora, que por sinal é uma boa contadora de histórias, os dias anteriores ao 1º de maio não são harmoniosos. Uma das casas em que a árvore faz sombra se tornou lar de uma nova família, que está sendo rejeitada por todos da região. A menina que ali mora está triste e faz um desejo, ela quer ter amigos.

Todos os dias vejo gente perdida em devaneios, falando sozinha, abrindo um sorriso ou franzindo o cenho.

Em paralelo a dona das casas resolve que quer cortar Red, aproveitando que seus animais moradores somem no dia dos desejos e no seguinte devido à grande movimentação, alegando que a árvore que ali mora a séculos só dá prejuízo com suas raízes nos canos das casas que aluga.

As duas situações levam Red a quebrar uma regra das árvores: a de não falar com os seres humanos. Sim, elas possuem voz, e para realizar um desejo antes de se despedir de sua vida, ela irá contar uma história e interferir no destino dos seres humanos.

Eram tempos, como tantos outros, em que pessoas famintas e desesperadas se amontoavam em navios para vir para cá.

Recebi uma edição muito bonita da Árvore dos Desejos como mimo do aniversário do clube de assinatura de livro Intrínsecos. A capa que parece brilhar chamou a atenção da minha filha que pediu para ler, e como o livro tem uma pegada infantil e infanto-juvenil, pode ser entregue tranquilamente para uma criança de sete anos.

A história é uma fábula que mistura natureza, imigrantes, preconceitos, amizade e história familiar. Narrado em primeira pessoa pela árvore Red, misturando texto e ilustrações, deixando a história fácil e rápida de ler.

Em meio a toda a agitação do mundo à minha volta, eu continuava esperando pacientemente.

O livro é bonitinho, e salienta que quando os desejos vêm do coração, eles podem se realizar. Um livro infanto-juvenil que pode encantar pessoas de diferentes idades.


Árvore dos desejos
Wishtree
Katherine Applegate
Ilustrações: Charles Santoso
Tradução: Thaís Paiva
intrínseca
2017 - 215 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário