terça-feira, 13 de outubro de 2020

As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle



Sinopse: Dia após dia, um homem acorda em meio aos preparativos de uma festa em honra a Evelyn Hardcastle na Mansão Blackheath. Dia após dia, um corpo distinto. Cada hospedeiro é a nova chance de descobrir o culpado pela morte da estrela da festa, que se desvela durante o luxuoso baile de máscaras. Além da confusão da viagem do tempo, os segredos transbordam, e nenhum movimento é simples, pois as regras do jogo não estão claras - e reviravoltas acontecem a todo momento.

Antes de iniciar a história o leitor recebe um aviso, o convite com nome de todos os convidados e o que fazem da vida, assim como dos principais empregados da casa, além de um pequeno mapa do local onde tudo acontece. Informação essencial para se achar na misteriosa leitura, pois sim, os leitores encontram-se quase tão perdidos quanto o homem citado na sinopse.

Sou um homem no purgatório, cego para os pecados que me perseguiram até aqui.

Em meio a uma floresta um homem acorda com o nome Anna em seus lábios. Ele não lembra de absolutamente nada. De repente uma mulher passa correndo, sendo perseguida por um homem, logo em seguida ele escuta o barulho de um tiro. 

Ele é salvo por um homem desconhecido, que sem se mostrar, lhe dá uma bússola e lhe indica uma direção, e assim ele chega até a Mansão Blackheath, onde alguém o identifica como um dos convidados da festa e o direciona para o seu quarto, e assim ele descobre quem teoricamente é.

São peças de um jogo que nem eu, nem você sabemos jogar.

Através dele temos o primeiro olhar deste lugar que já teve dias melhores, assim como dos convidados, que não se encontram tão felizes em uma festa realizada em um dia um tanto macabro, como se celebrasse o assassinato que havia acontecido a dezenove anos atrás na mesma data, aos quais eles também estavam presentes.

Para completar o estranhamento um homem fantasiado como o Médico da Peste lhe avisa para ter cuidado com o lacaio. De bom no seu dia apenas a aproximação com Evelyn Hardcastle, uma mulher que o encanta e desperta nele o desejo de protege-la.

Não podemos resolver o assassinato de alguém que não morreu, e sem uma resposta não podemos escapar.

Vem a noite, chega o sol, e este homem acorda novamente no mesmo dia, mas no corpo de outro convidado. Novamente confuso, ele simplesmente não sabe quem é. É quando o Médico da Peste reaparece e nos dá uma breve explicação da missão deste homem que teve a sua memória de certa forma apagada, e para se livrar deste looping, precisa descobrir até o final daquele dia quem assassinou Evelyn.

Narrado em primeira pessoa, o leitor se sente tão cheio de interrogações quanto o personagem que acompanhamos. Quem é ele? Por que ele fica trocando de corpo e vivendo o mesmo dia todos os dias? O que aconteceu naquela mansão? Em quem ele pode confiar? E ele é confiável?

Como posso fazer isso quando não sei onde eles terminam e eu começo?

Eu particularmente gostei muito da forma de escrita da história, a briga com as personalidades de cada corpo, que conforme a força confrontam o personagem principal, a dubiedade das pessoas que ali estão, os vários mistérios que envolvem a todos, deixando claro que a história é um jogo, absolutamente tudo é interligado, pequenos detalhes não podem ser esquecidos, senão não seremos libertados.

A troca de corpos permite uma visão de diferentes áreas da casa, a cada mudança, são outras amizades e, naturalmente, inimizades. Apesar das roupas e joias luxuosas,  existe muita tristeza, mágoa e maldade neste lugar. São poucos os que merecem a nossa simpatia conforme as facetas são reveladas.

Eu estou me perguntando isso há dezenove anos e não estou nem perto de encontrar uma resposta.

A única coisa que me incomodou foi o final, sim, você não será deixado na mão (como pensei algumas vezes) e irá saber o motivo por ele estar ali, mas mesmo combinando com a personalidade que nos foi apresentada, o desfecho não me convenceu. Mas nada que me faça contraindicar a leitura. 

Para quem curte investigar um mistério, com toque de morte, conflitos, segredos e vaidades, com certeza vai adorar a história que resultou no romance de estreia do jornalista Stuart Turton. Um livro realmente criativo na forma como foi montado, e que prende o leitor até o final.

As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle
Stuart Turton
Tradução: Hilton Lima
TAG Inéditos - Dublinense
2018 - 477 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário