terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Risque esta palavra



Sinopse: Em versos meditativos e arrebatadores, Ana Martins Marques, uma das vozes mais celebradas da literatura brasileira contemporânea, cria uma espécie de inventário de experiências afetivas. Com clareza, inquietação e extrema habilidade, mapeia os encontros e desencontros, a paixão e o luto, e prova que "quase só de palavras/ se faz o amor".

Confesso que não sou de ler poesias, não tenho um motivo concreto para isso, apenas é um gênero que nunca consta na minha lista de compras. Então assumo que o Risque esta palavra ficou um tempo me esperando, até que decidi um dia que iria ler um pouco a cada dia, e me surpreendi positivamente com o que encontrei, tornando a leitura muito mais rápida do que a planejada inicialmente.

A autora mineira Ana Martins Marques divide suas palavras em quadro partes, usando itens, situações e vícios que estão presentes no nosso dia-a-dia, sendo muito fácil se identificar com alguns dos poemas.

A Porta de Saída

Os poemas desta parte são relacionados com o tempo, a morte e a ausência. Ora como um enfrentamento, ora como questionamento, e enfim como aceitação. O que eu mais gostei foi o chamado História, onde o passado está no tempo de cada coisa, seja dos cabelos, das calças ou da poça d'água.


As casas

coloridas

estão alegres sem motivo.


Postais de parte alguma

Itens de viagem ganham um novo significado para falar das relações humanas, sejam elas as possíveis ou as idealizadas. Segue-se o contato com o mar em um jogo de expectativa e realidade, só discordo do poema Parte Alguma, sim, nos levamos na bagagem, mas se não ficamos escondidos dentro dela, não voltamos iguais.


A terra prometida a um

será no entanto entregue

a outro


Noções de Linguística

Já no primeiro poema temos a relação da mãe como pessoa e como língua, em um bonito retrato sobre a evolução do filho de nenê até a sua independência. 

E depois disso temos as diferenças línguas que nos fazem sentir estrangeiros, assim como uma espécie de brincadeira de quem é o narrador. Até chegar no silêncio que também se comunica.


em breve a língua será a mãe

mais do que você é a mãe


Esta foi a minha parte favorita do livro, ao qual concluía os poemas com várias reflexões. E achei muito interessante a referência ao tradutor, que ao realizar as trocas de palavras para o português acaba também se tornando um poeta.

Parar de Fumar

Uma ocupação para as mãos, uma auto sabotagem, uma forma de fugir do momento, uma desculpa para se isolar sem se sentir sozinho. Por não ser fumante, acabei substituindo muitas vezes esse item que não é um objeto pelo chocolate.


O que fazer agora

com as mãos

cegas?


Na ansiedade é possível fazer a mesma transferência de sentimentos, ambos utilizando as mãos e a boca. Ambos gerando questionamentos, embora um não tenha a mesma maleficência do outro.

O livro

Gostei deste contato com uma poesia que conta pequenas histórias, mistura lendas e dilemas, aflições e desejos, que tocam de forma sutil a alma e depois podem vir a ocupar o pensamento.

É o retrato do cotidiano, o questionamento da poesia ter tanto valor e ao mesmo tempo não ser valorizada, podendo os livros do gênero ficarem em um cantinho da estante próximo ao chão.  

Ao mesmo tempo que desafia o leitor a encontrar poesia em tudo, pois ela está intimamente ligada as nossas ações, reações, frustações, júbilos, saudade e solidão.

Deixo assim a sugestão, para quem gosta de poesia ou para quem, como eu, ainda não havia descoberto os seus encantos.


Risque Esta Palavra
Ana Martins Marques
Companhia das Letras
2021 - 114 páginas

Esta edição faz partes dos livros recebidos pelo Time de Leitores 2021 da Companhia das Letras, cuja resenha é independente e reflete a verdadeira opinião de quem o leu.

8 comentários:

  1. Oi
    Eu adorei a sugestão de leitura 🙂 eu amo poesia...

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente gosto muito de livros de poesias, a poesia nos faz flutuar nas palavras, esse livro é simplesmente perfeito, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Já estou querendo muito o risque está palavra. A sinopse me despertou muita curiosidade. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Legal poesias assim, achei interessante. Não é minha leitura preferida, mas com história fica mais cativante para quem não tem o hábito
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  5. Tbm não sou de ler poesia não, mas fiquei com um certo interessa agora.

    ResponderExcluir
  6. Gosto de poesias, essa é uma ótima sugestão inclusive para presentear nos aniversários!

    ResponderExcluir
  7. Poesia é tudo de bom, eu adoro, gostei do livro parece ser bem interessante a forma como foi escrito!

    ResponderExcluir
  8. Não tenho a frequência de ler poesias,mas esse livro me pareceu bem cativante com poesias que tocam a alma.

    ResponderExcluir