quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Inverno do Mundo




O segundo livro da trilogia O Século começa tenso. É 1933, Maud está morando na Alemanha com o marido e os dois filhos, o casal é opositor ao partido nazista, e começa a sofrer com as primeiras provocações quando recebem a visita de Eth e Lloyd. Os britânicos sentem na pele o preconceito que está por se alastrar, todos os diferentes, isto é: judeus, ciganos, negros, homossexuais, são considerados inferiores pelos loucos de uniforme militar. E o pior, a polícia não faz absolutamente nada para conte-los.

Muitos alemães contrários ao Terceiro Reich não quiseram responder com a mesma a violência, mas ao oferecerem a outra face, acabaram amarrados e presos ao regime que fez estourar a segunda guerra mundial.

Ken Follett novamente distribui os pontos de vista. Nós, leitores, estamos nos Estados Unidos, na Espanha, na França, em Londres, na União Soviética, na Alemanha. Todos os pontos de vista, as mudanças de opinião, as lições não aprendidas, agora vividas pelos filhos dos personagens principais de Queda de Gigantes.

Sofri bastante com Maud e Carla, minhas personagens favoritas. Senti pulsar as dúvidas de Volodya, cujo passado ,guardado com tanto segredo pelos seus pais, começa a bater em sua porta na forma de Greg, outro filho ilegítimo de Lev. Lloyd nos mostra as diversas faces da guerra, assim como os bastidores da subida do partido trabalhista entre os ingleses. O troféu futilidade fica com Daisy, a americana com descendência russa, que almejava brilhar nos bailes da alta sociedade, não me convenceu de sua mudança, sendo o personagem que menos cativou. Assim como Erik, que precisa ser comandado, apoiando sistemas que adotam a ditadura, mesmo depois de viver em meio a tanta dor.

Se no primeiro livro havia uma ênfase aos direitos da mulher, no segundo a pauta é o homossexualismo, mostrado em duas situações: na Alemanha nazista, onde isso se torna arma para espancar e matar pessoa, e na marinha americana, onde um superior menospreza seus subordinados.

Na parte política, além do nazismo já conhecidos por todos, estão os métodos desorganizados e violentos do comunismo, o que torna o comportamento de seus soldados na invasão da Alemanha algo vergonhoso e doentio.

Entre os fatos marcantes estão à criação da ONU, o ataque a Pear Harbor (aqui com forte participação dos Dewar), a espionagem, a criação das bombas atômicas (único ponto que fez com que faltasse uma família no Japão) e a divisão da Alemanha.

Com quase novecentas páginas, a mistura de fatos reais com ficção fazem a história voar. Existe a ansiedade de saber o que vai acontecer. Visto que para o autor, o fato de ser um dos personagens chaves não o torna imortal ou com final feliz garantido.

Recomendo os dois primeiros livros para todos os leitores que amam uma ótima narrativa, e principalmente, para os fãs de história, pois a mistura é perfeita. Quanto a mim, aguardo ansiosa pelo terceiro livro, com previsão de lançamento em 2014.

Inverno do Mundo (Winter of the world)
Trilogia O Século
Ken Follett
Tradução: Fernanda Abreu
Editora Arqueiro
2012 – 875 páginas

Um comentário:

  1. REGULAMENTO DO “IX CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS”
    A Academia Machadense de Letras (Machado-MG / Brasil) comunica a realização em novembro de 2013 de seu IX Concurso de Poesias. As inscrições encerram-se no dia 14 de outubro (2013). O tema é livre. A taxa de R$5,00 pode ser enviada no primeiro envelope juntamente com as 06 cópias da poesia concorrente.
    Para receber gratuitamente o regulamento em arquivo PDF, entre outras informações, favor entrar em contato através do e-mail: machadocultural@gmail.com ou pelo telefone (35) 8833-9255 a/c Carlos.

    ResponderExcluir