terça-feira, 22 de setembro de 2020

A Seca



Sinopse: Não chove em Kiewarra, Austrália, há dois anos. As tensões na comunidade agrícola tornam-se insuportáveis quando três membros da família Hadler são encontrados mortos em sua propriedade. Todos acham que Luke Hadler matou a esposa e o filho de seis anos de idade e depois cometeu suicídio. Apenas a filha mais nova, ainda bebê, sobrevive. O policial Aaron Falk retorna à sua cidade natal para os funerais e se vê atraído para a investigação. Enquanto a suspeita paira sobre todos os moradores da cidade, Falk é forçado a confrontar a comunidade que o rejeitou vinte anos atrás. Um segredo que ele pensou estar enterrado há tempos ameaça voltar à tona com a morte de Luke. Velhas feridas se reabrirão nesta cidade árida.

Aaron Falk é um policial federal especialista em crimes que envolvem dinheiro. Enxotado da sua cidade natal junto de seu pai durante a sua adolescência, sendo acusado de um crime em que ambos são inocente, se vê obrigado a retornar vinte anos depois quando o seu melhor amigo de infância Luke Hadler e quase toda a sua família são encontrados mortos.

Luke mentiu. Você mentiu. Esteja no funeral.

Os investigadores da cidade próxima fecham o caso como homicídio seguido de suicídio, relacionando com a seca que tem enlouquecido muitas pessoas devido a perdas financeiras. Mas os pais de Luke não acreditam isso, e usando o conhecimento de um segredo de Falk, o chamam até Kiewarra para o funeral e pedem o seu auxílio para que investigue o caso. 

Unindo-se ao policial novato responsável pela cidade, Greg Raco, Falk vê o seu tempo de estadia na cidade ser ampliado, conforme vai repassando os fatos e encontrando inconsistências, ao mesmo tempo que revisita o próprio passado, buscando respostas para duas situações me paralelo, quando os questionamentos da morte de uma amiga ainda o perseguem.

Não importa quem você seja, bebês de treze meses não dão boas testemunhas.

O apoio para seguir em busca da verdade acaba vindo dos poucos amigos do passado e de novos moradores, como o policial e o barman que aluga o apartamento onde está hospedado. O grande perigo aqui para Falk é deixar que toda a mágoa do passado intervira na investigação atual, já que a falsa acusação gerou uma ruptura com o seu pai, e isso pode interferir no foco das investigações. Ao mesmo tempo, ele vai desvendando segredos de seus antigos vizinhos, aos quais também deverá se manter discreto.

A Seca de Jane Harper é um livro bastante envolvente, ao mesmo tempo que vamos conhecendo os personagens que vivem na pequena cidade, sentimos junto com Falk todo o calor e a tensão do clima de hostilidade que ele enfrenta devido a antiga acusação não comprovada pela morte de Ellie, sua amiga de infância, cujo desfecho também foi suicídio.

É preciso que fique muito ruim para alguém se dispor a exigir qualquer mudança.

Para descobrir se a morte de Luke foi realmente um suicido, ele precisa nos levar até o passado, onde conhecemos ainda mais a personalidade de quem nos cerca, e desta forma a ter questionamento sobre as duas mortes, avaliando a cada nova conversa ou fato relembrado quem podem ser os possíveis suspeitos caso a família tenha sido assassinada. Convidando o leitor a fazer suas apostas sobre quem é culpado e quem é inocente em uma cidade altamente influenciável.

Escrito em terceira pessoa, a narrativa é extremamente fluida, e os acontecimentos inevitavelmente te empurram a ler mais uma página, a história é intensa e tem como desafio separar o que é real e o que é resultado dos desafetos de Falk por tudo o que aconteceu há 20 anos. 

As duas botas e todos os bolsos dos jeans estavam cheios de pedras.

Além disso ela funciona como um alerta dos cuidados que precisamos ter com o meio ambiente. O problema descrito ocorre realmente na Austrália, um dos países que sofre com o El Ninõ, e na ficção ganhou uma ampliação de dramaticidade, mostrando como isso afeta não só o local como se vive, mas também toda uma sociedade que depende da terra para sobreviver. Uma forma de lembrar que o desequilíbrio ambiental não se trata apenas de derrubar árvores, mas dos impactos permanentes em nossas vidas.

Gostei e recomendo, principalmente para quem gosta de livros policiais, pois o caso duplo com certeza irá prender os leitores fãs do gênero.

A Seca
The Dry
Jane Harper
Tradução: Claudia Costa Guimarães
TAG Inéditos - Morro Branco Editora
2016 - 364 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário