terça-feira, 15 de setembro de 2020

A Troca



Sinopse: Leena Cotton está com 29 anos e não é mais a mesma. Eileen tem 79 e decidiu encontrar um novo amor. Elas são avó e neta e estão prestes a empreender uma mudança radical. Para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas apostam na inusitada ideia de trocar de lugar.

O livro de setembro/20 da intrínsecos é a Troca da escritora Beth O'Leary. Exemplar de aniversário do clube de livros, trouxe como mimo um livro extra – chamado árvore dos desejos, botton e adesivos relacionados a mimos anteriores.

Em A Troca, as mulheres da família Cotton sofreram uma grande perda quando Carla não vence a sua luta para o câncer. Entre o luto e mágoas não resolvidas, Leena Cotton, irmã de Carla, entra em um esgotamento profissional que faz crer que ela esteja sofrendo de burnout. A solução da chefe de Leena, para não perder uma profissional de futuro brilhante, é lhe dar dois meses de férias remuneradas.

Achei de verdade que ia morrer naquela reunião.

Com um namorado tão workaholic quanto ela, Leena resolve visitar a avó no interior, de quem havia se afastado por esta morar próximo a sua mãe, ao qual ela acredita ter culpa na morte da irmã. Mas na casa da avó ela se depara com uma curta lista de possíveis pretendentes, e comenta que em Londres Eileen teria muito mais possibilidades. E aí surge a ideia, uma troca de lugar entre as duas durante o tempo de férias de Leena.

Eileen vai para Londres viver no apartamento que Leena compartilha com os amigos e cria um perfil em uma rede social. Leena permanece em Hamleigh-in-Harksdale com a lista de afazeres da avó, que inclui cuidar da sua mãe e participar da reunião dos patrulheiros do bairro. Um outro mundo se abre para as duas, e muitas ideias serão revistas.

Se quero encontrar o amor nesse ponto da vida, preciso ampliar meus horizontes.

Logo que iniciei a leitura pensei: tristeza de novo, não – pois ainda me lembrava de Querido Edward. Mas logo me vi gargalhando com Eileen, uma avó apaixonante em um livro maravilhosamente fofo, divertido e sensível.

A Troca aborda vários temas na aventura das Cottons. Iniciando pela questão do luto, onde Leena só consegue vivenciar e passar a administrar a sua tristeza ao conviver com as pessoas que conheciam a sua irmã e pronunciavam o nome de Carla naturalmente. Já sua mãe busca diferentes formas de consolo, embora não consiga reajustar um dos cômodos da casa.

Você não pode mudar um homem. Mesmo se ele tiver todos os dentes.

Também é abordado superficialmente a questão do sofrimento e escolha de tratamentos para o câncer, onde Leena transfere os questionamentos que gostaria de fazer para a irmã falecida para a sua mãe. Aqui temos ecos do que elas enfrentaram, aos quais elas precisam confrontar para recomeçar.

Outra questão é a da solidão na velhice, não apenas sobre o fato de não ter um companheiro, mas de não ter com quem conversar, de viver isolado em meio aos vizinhos e muitas vezes ser ignorado. E aqui está um dos grandes charmes da personagem Eileen, que acostumada a integração da cidade pequena, começa a trazer questionamento aos vizinhos, tanto os mais jovens quanto os idosos, na intensa Londres e a provocar mudanças.

Se está abraçando alguém apertado o suficiente, você pode ser ao mesmo tempo quem oferece o ombro e quem chora.

E como não podia faltar, relacionamentos amorosos, aqui há várias vertentes, do uso de aplicativos e perfis em rede, as séries de exigências que se faz para um futuro parceiro, e também sobre continuar em um relacionamento abusivo ou infeliz por motivos que não se justificam. Também há os cupidos e aquela questão de que o amor pode estar mais próximo do que imagina.

Utilizando a narrativa em primeira pessoa para neta e avó, tornando o leitor muito próximo das personagens, o impressionante de tudo, é que ao mesmo tempo que Beth O'Leary tem uma escrita leve, que facilmente te levam a um sorriso, por outro ela te faz refletir sobre uma série de assuntos sérios, que podem ficar martelando mesmo após o final da leitura.

São algumas das pessoas mais incríveis que conheci.

Sim, eu fui Eileenada e recomendo mil vezes A Troca, um livro que finalizei a leitura e fiquei com vontade de começar tudo de novo.

A Troca
The Switch
Beth O'Leary
Tradução: Ana Rodrigues
intrínseca
2020 - 350 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário