No mês de dezembro da curadoria recebi como mimo este pequeno e bonito livro contendo três contos inéditos do escritor americano F. Scott Fitzgerald, que já teve o seu livro O Grande Gatsby resenhado por aqui. As ilustrações em rosa e branco dão um ar ainda mais clássico a edição que é muito bonita.
A primeira história é A Promissória, narrada por um editor que não quer se identificar, ele conta um fato do mundo editorial. Ele começa nos dizendo os tipos de livro que costuma publicar, como histórias de detetive. Ele não aceita escritores com menos de quinze anos e não nega querer ganhar dinheiro desesperadamente.
Todos os colunistas e comunistas (sempre me confundo com essas duas palavras) me maltratam porque dizem que quero dinheiro.
Aliás, a sua esperança de equilibrar os gastos da sua família vem de seu próximo lançamento, escrito por um psicólogo respeitado e professor visitante em universidade, que conta a experiência de um contato mediúnico com o jovem Cosgrove Harden, sobrinho do autor que havia morrido na guerra e devia três dólares e oitenta centavos para um outro jovem chamado Wilkins.
A segunda história se chama Fazer O Quê, onde um jovem médico assistente vai atender a um chamado e acaba conhecendo uma moça que atrai a sua atenção e o menino que ao realizar um roubo gerou a sua visita.
O velho podia ter vindo no sedã dele. Está ficando preguiçoso. Na maioria das profissões, ele seria rebaixado... na nossa, nós o glorificamos.
O menino de treze anos que gosta de ler acaba tendo uma conversa tranquila com o médico, gerando uma noite muito diferente para os dois, e assim influenciando em comportamentos futuros.
A terceira e última história dá título ao livro: Eu Morreria por Ti conta a história de uma equipe de filmagem que vai até a Carolina do Norte para gravar as cenas junto ao herói da história: o rochedo Chimney Rock.
Se eu me esforçar muito, até consigo me imaginar matando alguém por amor, mas não dá para imaginar cometer suicídio.
No hotel eles conhecem Delannux, também conhecido como Carley Suicídio. O homem de aparência comum carrega a lenda de três mulheres terem se matado por ele e atualmente é um fugitivo da justiça. Todo este ar de mistério faz com que a bela e principal atriz da equipe se interesse por ele.
Os três contos são rápidos e fáceis de ler, pequenas histórias que nos contam um pouco da sociedade americana do início do século XX em narrativas que podem ser tanto em primeira pessoa, como ocorre em A Promissória, como em terceira como ocorre com os outros dois contos. A escrita tem ritmo, não buscando ser exatamente surpreendente, parecendo mais como um tio que nos conta histórias curiosas de sua juventude.
Tornando assim o livro bastante agradável para uma leitura tranquila em uma tarde de férias.
Eu Morreria por Ti e outras histórias
I'd die for you and other lost stories
F. Scott Fitzgerald
Tradução: Leonardo Alves
Ilustração: Virgílio Dias
TAG - Antofágica
159 páginas
Nenhum comentário:
Postar um comentário