terça-feira, 24 de janeiro de 2023

O livro dos pequenos nãos



Sinopse: E se eu não for por ali? Quais são as escolhas - e os momentos cruciais - capazes de definir nosso destino? Até que ponto essa narrativa está sob nosso controle? Em O livro dos pequenos nãos, Heloisa Seixas nos apresenta personagens que se espalham por mais de um século de história - de 1897 a 2018 - para construir um romance emocionante sobre os instantes que podem mudar o curso de uma vida.

Em uma noite de sábado Lia está jantando com a sua amiga Ana, entre chopes gelados e olhadas no menu, uma conversa na mesa ao lado, e no diálogo entre as duas surge o assunto de que as vezes um pequeno ato, uma frase, pode ter consequências enormes. 

Ao mesmo tempo Ana comenta o fato de Lia estar mais introspectiva, sem saber que a amiga tem um segredo ao qual quer compartilhar, mas não encontra o melhor momento. Ao se despedirem, invés de Lia pegar o caminho que a levaria para casa, ela começa a dirigir sem rumo, enquanto lembranças de seu antigo amor, Tito, preenchem seus pensamentos.

Às vezes, uma frase, uma coisa de nada... tem consequências enormes.


Como que complementando a conversa inicial, retornos no tempo onde personagens fazem pequenas escolhas que terão um impacto imenso em suas vidas. Uma gaze, um chocalho, óculos idênticos, o cheiro do rolo de fumo, detalhes que alteram caminhos que vão se entrelaçando no decorrer dos anos.


A escrita de Heloisa Seixas

A autora Heloisa Seixas utiliza personagens ficcionais e a história dos seus próprios antepassados em uma narrativa envolvente e fluída para explorar o que aflige qualquer ser humano que busque o controle total de sua vida: o impacto de cada escolha.

Enquanto Lia vai noite a dentro circulando por ruas desconhecidas sem parar para pensar, é nos anos de 1897, 1912, 1935 e 1948 que descobrimos as pistas de como uma decisão tomada de momento pode mudar o curso e impactar o futuro de várias pessoas, inclusive da escritora que não estaria aqui se o bisavô não resolvesse pegar uma gaze ou se sua avó não tivesse um ouvido muito atento.

Só um pedaço, mais nada, um rolo de extensão desconhecida, capaz de caber na palma da mão, pano e carne formando juntos o território mínimo que separa a vida e a morte.


Tudo isso em um cenário que relembram a própria história brasileira, já que ao retornar no tempo ela nos conta um pouco da guerra de Canudos e do bando de Lampião, e indicações literárias, musicais e cinematográficas durante a narrativa, já que ela compartilha os livros utilizados para consulta e dos citados durante o texto.


O que eu achei de O livro dos pequenos nãos

Nunca havia lido nada da carioca Heloisa Seixas e me surpreendi positivamente com o livro, cujas páginas eu percorri rapidamente, pois a autora é uma ótima contadora de histórias, e eu já fiquei curiosa em ler mais títulos dela.

Gostei muito de como ela alterna as decisões da personagem no ano de 2018 com as histórias dos seus antepassados ao se verem em momentos chaves de sua vida, com a morte em seu cangote. Ao mesmo tempo eu fiquei imaginando como as histórias antigas foram repassadas pelas gerações da família, até gerarem a Lia na mente da escritora. Ou será que foi a Lia que trouxe as memórias a tona?!

Lia viu a bifurcação à frente. Mais uma escolha, esquerda ou direita, qual rumo tomar?


A narrativa fluída me estimulou a ler super rápido, pois cada capítulo me deixava curiosa sobre o que iria encontrar. Confesso que gostei mais das histórias antigas do que da Lia em si, embora tenha achado a personagem complexa e o fluxo dela bastante completo, mesmo com o final em aberto (ao qual eu tomada de otimismo acredito que ela finalmente tenha encontrado os seus caminhos).

Então neste início de ano, onde fazemos milhares de planos, deixo como indicação este livro de escrita gostosa para lhe lembrar de fazer suas escolhas, seja para mudar tudo ou deixar tudo igual, porque independente do caminho, haverá alguma consequência não só no presente, e ela pode até virar um livro.


O livro dos pequenos nãos
Heloisa Seixas
Companhia das Letras
2021 - 155 páginas

Esta edição faz partes dos livros recebidos pelo Time de Leitores 2021 da Companhia das Letras, cuja resenha é independente e reflete a verdadeira opinião de quem o leu.

6 comentários:

  1. É um livro bastante agradável pra ler, a história é bem fluída, muitas vezes as nossas escolhas vai definir o nosso caminho, é um bom livro da Heloisa Seixas.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante essa indicação. Eu particularmente não curto livros com final aberto, me sinto frustrada, não sei explicar hehehe. Mas fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu gostei da sugestão de livro é muito interessante ,não conhecia o trabalho da autora.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nenhum livro da autora Heloisa Seixas, mas fiquei curiosa ao ler a sua resenha. Concordo com você, muitas vezes, uma palavra, uma frase, qualquer coisinha tem consequências gigantescas na vida de uma pessoa. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Já quero ler, gostei do conteúdo, fiquei aqui louca pra ler esse livro!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas o título me deixou bem curiosa. Realmente nossas decisões podem mudar o futuro. Dizer sim ou não trará consequências para sempre. Ainda mais decisões importantes e cruciais. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir